metropoles.com

Entidades se mobilizam contra Lei de Abuso de Autoridade

Juízes estaduais e, agora, federais terão encontro para definir estratégia de mobilização contra o projeto recém-aprovado no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Ascom/PRR1
MPF
1 de 1 MPF - Foto: Ascom/PRR1

Depois do aceno de juízes estaduais a uma possível paralisação em nível nacional, agora é a vez dos magistrados federais cogitarem a possibilidade de cruzar os braços. O motivo seria o cerceamento do desempenho da função imposto pela lei que pune abuso de autoridade.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vai reunir as frentes que congregam as associações de magistrados e o Ministério Público Federal (MPF) para definir as estratégias da mobilização. É o que garante a assessoria da entidade.

A Ajufe também pretende ingressar com uma ação de constitucionalidade contra a nova lei no Supremo Tribunal Federal (STF). A vigência da normativa passa a ser a partir de janeiro do ano que vem.

Embora a lei só entre em vigor no início de 2020, já tem produzido alguns efeitos. No Distrito Federal, uma juíza se baseou na Lei de Abuso de Autoridade para determinar a soltura de um homem preso em flagrante por tráfico de drogas.

No despacho, Nadia Vieira de Mello Ladosky argumentou que “com o advento da Lei nº 13.869/2019, tornou-se crime manter alguém preso quando manifestamente cabível sua soltura. Ocorre que a expressão ‘manifestamente’ é tipo aberto, considerando a plêiade de decisões nos mais diversos tribunais brasileiros e até mesmo as várias mudanças de entendimento do STF”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?