metropoles.com

Quem é Renato Freitas, deputado do PT que trocou socos na rua

O parlamentar Renato Freitas é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ele foi eleito deputado estadual em 2022

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Câmara de Curitiba
Vereador petista Renato Freitas, que invadiu igreja em Curitiba, na Assembleia Legislativa da cidade. Ele é negro, tem cabelo black power e fala num microfone, olhando para cima - Metrópoles
1 de 1 Vereador petista Renato Freitas, que invadiu igreja em Curitiba, na Assembleia Legislativa da cidade. Ele é negro, tem cabelo black power e fala num microfone, olhando para cima - Metrópoles - Foto: Reprodução/Câmara de Curitiba

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) trocou socos com um homem no centro de Curitiba (PR) nessa quarta-feira (19/11). O parlamentar paranaense é conhecido por diversos confrontos políticos e já foi acusado de invadir uma igreja com manifestantes em 2022.

 

Freitas nasceu em Sorocaba e passou por uma “realidade extrema da periferia brasileira: a violência, o trabalho infantil, o uso de entorpecentes e a falta de saneamento básico”, segundo a biografia na Asslembeia Legislativa do Paraná.


O que aconteceu?

  • Um vídeo gravado na manhã desta quarta-feira (19/11), no centro de Curitiba (PR), mostra o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) trocando chutes e socos com um homem no meio da rua. O motivo da confusão não foi revelado.
  • Nas imagens que circulam nas redes sociais, o parlamentar paranaense aparece vestindo uma blusa amarela, indo para cima do homem de preto.
  • Ele chega a dar dois chutes no oponente, mas é atingido por um soco no rosto logo em seguida e cai no chão.

O parlamentar é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ele foi eleito deputado estadual em 2022 com mais de 50 mil votos e já teve o mandato de vereador cassado pela Câmara de Curitiba, retornando ao cargo somente após decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Junto a manifestantes, Freitas ganhou destaque ao entrar na Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, em Curitiba. O parlamentar protestava contra a morte do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, no Rio de Janeiro. Na época, a Justiça do Paraná determinou que a Câmara Municipal de Curitiba interrompesse o processo de cassação do mandato.

Também na época, a Arquidiocese de Curitiba se manifestou contra a cassação.

Em 2023, Freitas denunciou uma “inspeção aleatória” da Polícia Federal (PF). Ele foi retirado de um avião no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR) e submetido à revista por agentes, que ele classificou como racismo.

Em agosto deste ano, o parlamentar posou para uma foto segurando o último livro de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, considerado um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV). Por meio do Metrópoles, na coluna de Andreza Matais, ele afirmou não conhecer o traficante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?