metropoles.com

Damares é contra aborto de bebê com microcefalia: “Brasil é pró-vida”

Na próxima quarta-feira (22), o STF julga a possibilidade de gestantes optarem por não ter filhos portadores da doença neurológica

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 14/02/2019 Jantar beneficente em apoio aos imigr
1 de 1 Brasília (DF), 14/02/2019 Jantar beneficente em apoio aos imigr - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Durante a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), nesta segunda-feira (20/05/2019), a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, reforçou que é contra o aborto nos casos de fetos portadores de microcefalia. “O Brasil é uma nação pró-vida. Estamos juntos para salvar mãe e bebê”, disse a pastora.

“Se abrirmos brecha para que a vida de uma criança seja ceifada porque ela tem microcefalia, em breve também haverá pressão para que o façamos também nos casos de síndrome de Down e outras deficiências”, disse.

As declarações foram feitas dois dias antes do Supremo Tribunal Federal (STF) julgar a legitimidade de gestantes optarem por não ter filhos portadores da microcefalia, geralmente ocasionada pela mãe contrair o vírus da Zika. Na próxima quarta-feira (22/05/2019), o plenário da Corte analisa a possibilidade de aborto nesses casos, exclusivamente.

Zika vírus
A microcefalia é uma má-formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, tendo um tamanho menor que o normal, podendo causar problemas no desenvolvimento da criança.

Em 2015, um surto de zika deixou diversas regiões do Brasil em estado de alerta devido à relação entre a manifestação da doença em mulheres grávidas e o nascimento de bebês com microcefalia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?