metropoles.com

Após reunião tensa, colégio de líderes define indicações à Mesa Diretora

Escolha de nomes ocorre com base no tamanho de cada bloco registrado e proporcionalidade partidária

atualizado

Compartilhar notícia

Apesar do clima de tensão, o colégio de líderes definiu, nesta segunda-feira (1°/2), as indicações às vagas da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com base na proporcionalidade dos blocos e partidos. O colegiado também acatou o ingresso do PT no bloco do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

A princípio, a composição será: o PL na vaga da 1° vice-presidência da Casa; o PSD com a 2° vice-presidência; PT com a 1ª secretaria; o PSDB com a 2ª secretaria; PSL com a 3ª secretaria; e Rede com a 4ª secretaria. Republicanos, PDT, PSC e DEM ficaram com uma suplência cada.

A indicações ocorrem a partir do tamanho as bancadas de forma alternada. O bloco de Arthur Lira (PP-AL), por ter maior quantidade de partidos, indicará o PL, PSD e PSL. O bloco de Rossi indicará PT, PSDB e Rede.

O cargo de presidente é disputado por Marcel Van Hattem (Novo-RS), Luiza Erundina (Psol-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG) e General Peternelli (PSL-SP), além de Lira e Rossi.

0

A eleição ocorre às 19h desta segunda-feira, por voto secreto – o que abre margem para “traições”. Para ser eleito, o deputado necessita obter 257 votos. Apesar das indicações, pode haver disputa interna entre integrantes do mesmo partido pelas vagas indicadas.

Impasse

Mais cedo, houve impasse porque o PT teria registrado a adesão ao bloco de Rossi fora do prazo. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teria acatado, e o grupo pró-Lira não gostou. Houve troca de ofensas e o grupo aliado do candidato do PP deixou a reunião.

Após os ânimos se acalmarem, a reunião foi realizada e o PT foi aceitado no bloco, com direito a uma das vagas da Mesa Diretora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?