metropoles.com

Bolsonaro reúne-se com ministros para avaliar crise na Amazônia

Compromisso entrou na agenda oficial no meio da tarde, depois de um encontro com Paulo Guedes no Ministério da Economia

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaro12
1 de 1 Bolsonaro12 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi ao Ministério da Defesa, na tarde desta segunda-feira (26/08/2019), para uma reunião de última hora sobre a crise provocada pelas queimadas na Amazônia. O compromisso entrou na agenda oficial no meio da tarde, depois de um encontro com Paulo Guedes no Ministério da Economia, que fica próximo à Defesa.

Foram ao local os ministros Ernesto Araújo (Relações Internacionais), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Sergio Moro (Justiça), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo, e o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, atualizou Bolsonaro sobre a participação das Forças Armadas no combate aos focos de incêndio na região amazônica. O presidente autorizou, na sexta-feira (23/08/2019), o emprego de operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) aos estados que solicitassem ajuda.

Nove estados
Sete estados já solicitaram e foram incluídos na GLO. Nesta segunda, pela manhã, Amapá e Maranhão oficializaram o pedido, que é necessário fazer para poderem ser incluídos. São nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. Amanhã, os 9 governadores estarão presentes em uma reunião com Bolsonaro.

Nesse fim de semana, o presidente aceitou um avião com equipamentos oferecido pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. A logística da ação também ficaria sob responsabilidade da Defesa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?