metropoles.com

Bolsonaro edita portaria que garante salário mínimo a pensionista

A decisão foi comentada pelo secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Maia-Câmara-1º turno-Previdência
1 de 1 Maia-Câmara-1º turno-Previdência - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

No dia em que retorna a votação da reforma da Previdência no segundo turno da Câmara dos Deputados, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) editou portaria que garante renda de ao menos um salário mínimo aos pensionistas, nesta terça-feira (06/08/2019). Esse foi um dos principais pontos sugeridos pela oposição durante discussão do texto no primeiro turno.

A medida foi comentada pelo secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, em seu Twitter. De acordo com a postagem, representantes da bancada evangélica também participaram do ato de rubrica. “Assinamos portaria que define critérios para apuração da renda formal e esclarece que nenhum pensionista terá renda inferior ao salário mínimo, como previsto na PEC da #NovaPrevidência”, diz o post.

Durante o primeiro turno, o destaque da oposição que tentava mudar a proposta em casos de pensão de morte foi derrotado pelo plenário. Porém, 328 deputados pediram pela manutenção do trecho. Diante da insatisfação dos parlamentares, o governo afirmou que a PEC da Previdência garantiria que nenhum pensionista iria receber valor abaixo de um mínimo.

Nas negociações no primeiro turno, Marinho havia dito que editaria a portaria levando em conta apenas a renda formal, não considerando qualquer tipo de rendimento informal.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o governo espera votar a reforma da Previdência no Senado entre os dias 20 e 30 de setembro. Na Câmara, a expectativa do Planalto é conseguir aprovar a proposta em segundo turno entre terça (06/08/2019) e quarta-feira (07/08/2019). “Estamos nesta retomada. Vamos azeitar aí as relações dos poderes Executivo e Legislativo para que a gente tenha boas vitórias em favor do Brasil”, comentou nessa segunda-feira (05/08/2019), após reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?