metropoles.com

Órgão do MPF repudia uso de palavrões por Bolsonaro em ataques à imprensa

O presidente mandou os jornalistas enfiarem “as latas de leite condensado no rabo” ao discursar sobre os gastos com compras do Executivo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão vinculado ao Ministério Público Federal (MPF), divulgou nota nesta sexta-feira (29/1) para repudiar os ataques verbais direcionados à imprensa pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Ele usou palavrões ao justificar as despesas do Executivo federal com compras de alimentos no ano passado.

Na última quarta-feira (27/1), ao falar sobre os gastos do governo, com dados divulgados pelo Metrópoles e replicados por outros veículos, Bolsonaro mandou a imprensa “enfiar no rabo as latas de leite condensado”. O insumo foi o mais comentado entre as compras. Isso porque o governo desembolsou R$ 15 milhões apenas com o doce.

A nota é assinada pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e pelos procuradores da República Mariane Oliveira e Enrico Rodrigues de Freitas, que compõem o Grupo de Trabalho Liberdades: Consciência, Crença e Expressão, da PFDC.

Em menos de 60 dias, esta é a segunda vez que a PFDC se posiciona contra atos do presidente da República em represália à imprensa. Segundo o órgão, as atitudes “seriam passíveis de configurar censura indireta”. A entidade ainda cita a Constituição Federal, que “garante liberdade de expressão”.

Na nota, que traz as palavras de baixo calão utilizadas pelo presidente, os procuradores afirmam ainda causar “constrangimento e preocupação o fato de que referidas expressões foram alvo de apoio e celebração por outras autoridades públicas presentes ao evento”.

Durante o discurso de Bolsonaro, em uma churrascaria em Brasília, estava ao lado dele o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que riu da situação.

Veja a íntegra da nota:

Nota by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?