metropoles.com

“Lei histórica”, diz Dino sobre norma que tipifica injúria como racismo

Ministro da Justiça, Flávio Dino defendeu a nova legislação que torna injúria racial imprescritível e inafiançável

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), concede entrevista coletiva no Palácio da Justiça - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), concede entrevista coletiva no Palácio da Justiça - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, usou as redes sociais para parabenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter sancionado a lei que equipara injúria racial ao racismo.

“Uma lei histórica: injúria racial é racismo. Penas mais severas, com proporcionalidade. A lei protege contra discriminação ‘em razão de raça, cor, etnia ou procedencia nacional’. Parabéns ao presidente Lula e ao Congresso Nacional”, escreveu Dino.

A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12/1), coloca injúria racial e o crime de racismo no mesmo patamar, tornando as duas situações inafiançáveis e imprescritíveis.

Com a mudança, injúria racial poder ser punida com reclusão de 2 a 5 anos. Antes, a pena prevista era de 1 a 3 anos. O texto foi aprovado no Congresso Nacional em dezembro de 2022.

Liberdade religiosa

Dino também usou seu Twitter para exaltar o trecho da mesma Lei sobre injúria racial, que penaliza com 1 a 3 anos de reclusão, quem “empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas”.

“Depois de ontem, quando o presidente Lula assinou a Lei 14.532, tornando crime atacar ou tentar fechar Igrejas e locais de culto, alguém ainda vai acreditar em absurdas mentiras? Queremos paz e protegemos a liberdade religiosa de todos”, escreveu ainda o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações