metropoles.com

Toffoli mantém eleição secreta para a Mesa Diretora do Senado

Com decisão semelhante a que tomou em relação à Câmara, ministro diz que votação para comando de ambas as Casas é questão interna

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/STF
Dias Toffoli
1 de 1 Dias Toffoli - Foto: Divulgação/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu nesta quarta-feira (9/1) manter votação secreta para a eleição da Mesa do Senado. Com isso, Toffoli derrubou a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que em dezembro determinou votação aberta na eleição marcada para o início de fevereiro.

Mais cedo, Toffoli rejeitou pedido do deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) para que a votação para o comando da Câmara fosse aberta.

A manifestação de Toffoli quanto à sucessão presidencial no Senado atende pedidos do próprio Senado, do MDB e do Solidariedade, que queriam votação fechada, conforme prevê o regimento.

Conforme sua decisão, Toffoli entendeu que a votação para o comando das Casas é questão interna e deve ser definida pelos parlamentares. Ele afirmou que uma decisão individual não pode alterar o modelo da eleição sem que o caso seja discutido no plenário do STF.

Confira a íntegra da decisão de Toffoli sobre a votação no Senado Federal:

Decisão Toffoli Senado by on Scribd

 

Com as decisões do presidente do Supremo sobre as votações para a escolha dos presidentes da Câmara e do Senado, não será possível saber após a eleição em quem cada parlamentar votou. As eleições devem ocorrer no início de fevereiro, quando os parlamentares da próxima legislatura assumirão seus mandatos parlamentares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?