metropoles.com

Ministro da Educação diz que quer ver Bendine “apodrecendo na prisão”

O comentário foi uma resposta a uma fala de Moro, que chamou a anulação do processo de “generosidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Abraham Weintraub
1 de 1 Abraham Weintraub - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, criticou o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, e disse que gostaria de vê-lo “apodrecendo na prisão”. O comentário foi feito nesta segunda-feira (02/09/2019), pelo Twitter.

O chefe do MEC compartilhou uma reportagem em que o ministro da Justiça, Sergio Moro, ex-juiz da Força-Tarefa da Lava Jato, disse que o caso não foi tratado com cerceamento da defesa, como alegaram os advogados de Bendine, mas sim com “generosidade”. Ele então rebateu: “o ministro Sergio Moro foi ‘generoso’ na avaliação. Tive o desprazer de conhecer o Bendine…gostaria vê-lo apodrecendo na prisão”.

A sentença de Bendine foi proferida por Moro, no ano passado, enquanto atuava na magistratura. No entanto, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no final de agosto, anular a condenação do ex-executivo por corrupção e lavagem de dinheiro. No julgamento, os ministros entenderam, entre outros pontos, que não foi concedido ao ex-presidente da estatal o mesmo tempo para apresentar alegações finais que receberam os delatores.

Com a anulação do processo, outras 32 sentenças poderão seguir o mesmo entendimento e serem anuladas. Entre elas, está a decisão que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão.

Os processos com mesmo prazo para apresentação de alegações finais envolvem 143 entre os 162 réus condenados nos últimos cinco anos pela Lava Jato. O resultado do julgamento de Bendine crisou desentendimentos no âmbito do judiciário, em especial da Força-Tarefa da Lava Jato com o STF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?