metropoles.com

Governo reforçará fornecimento de energia para a Copa do Mundo

Anúncio foi feito pelo Ministério de Minas e Energia nesta quarta (6/6). Operação especial será feita para evitar apagões no país

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Aguas Claras – Brasília – DF 06/08/2015
1 de 1 Aguas Claras – Brasília – DF 06/08/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Operador Nacional do Sistema (ONS) fará operação especial para aumentar a carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, que começa no dia 14 de junho. A medida foi anunciada, nesta quarta-feira (6/6), pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico do Ministério de Minas e Energia (CMSE/MME), responsável por avaliar as condições do suprimento eletroenergético em todo o território nacional.

O objetivo é reforçar o fornecimento de energia no período do evento e evitar possíveis apagões, como o que ocorreu em março, quando houve interrupção em 13 estados e no Distrito Federal, deixando mais de 70 milhões de pessoas sem energia elétrica em todas as regiões do país.

Na reunião, o ONS informou que a operação especial terá início duas horas antes e será encerrada duas horas depois dos jogos do Brasil e de outros eventos identificados como de grande relevância, tais como cerimônia de abertura e a partida final do Nundial. A seleção brasileira estreará na Copa contra a Suíça, em 17 de junho.

“Destacam-se medidas como maior número de unidades geradoras sincronizadas em usinas hidrelétricas, visando preservar o equilíbrio entre carga e geração durante as rampas de consumo no intervalo e no fim dos jogos, reforço das equipes de plantão nas instalações estratégicas, programação diferenciada dos intercâmbios regionais e das manutenções previstas para as instalações de transmissão, buscando aumentar o grau de segurança do sistema frente a perturbações”, informou o CMSE por meio de nota divulgada nesta tarde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?