São Paulo – Um evento que reuniria dois mil torcedores do Palmeiras para assistir à final da Copa do Brasil foi cancelado. A organização do Allianz Parque, estádio do clube paulista, tomou a decisão após o Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurar um inquérito para apurar o caso.
Marcado para domingo (28/2), a partir das 14h, o encontro contaria com palmeirenses em 500 mesas com quatro cadeiras dispostas no gramado do estádio. Ainda teria serviço de alimentos e bebidas e atrações no pré-jogo e intervalo. Os ingressos custavam a partir de R$ 100.
Nas redes sociais, o perfil do Allianz Parque diz que seguiria a adoção de protocolos para evitar infecção pelo novo coronavírus. “O Allianz Parque, que inclusive vem sendo um dos palcos da campanha de vacinação contra a Covid-19, reitera seu compromisso com a saúde de todos e acatará a solicitação”, coloca.
Para o promotor do MPSP Arthur Pinto Filho, a realização do evento para duas mil pessoas já mostra indícios de aglomeração no entorno do estádio. Ele parabenizou a organização por acatar a solicitação do órgão.
Agravamento da pandemia em São Paulo
Atualmente, o estado de São Paulo está na fase amarela do Plano São Paulo, medida do governo de combate à Covid-19. No entanto, a Grande São Paulo, que inclui a capital, foi reclassificada com a cor laranja após aumento em internações pelo novo coronavírus. A medida passa a valer a partir de 1º de março.
“Lamentamos cancelar o evento. Porém, diante do agravamento da pandemia entendemos ser essa a decisão correta. Esperamos apenas que outras atividades e casas de eventos também se adequem para reduzir o contágio evitando assim que esse seja um esforço isolado”, declarou Claudio Macedo, CEO do Allianz Parque.
Na final da Libertadores, em que o Palmeiras se sagrou campeão diante do Santos, torcedores fizeram aglomeração antes e depois do jogo. Na pandemia, a concentração de muitas pessoas no mesmo lugar não é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Palmeiras disputará a final da Copa do Brasil contra o Grêmio. A primeira partida está marcada para este domingo, às 16h, em Porto Alegre (RS. Já o retorno será em 7 de março, às 18h, na capital paulista.

Torcida do Palmeiras comemora gol de Bruno Lopes no Maracanã - campeão da LibertadoresRoberto Wagner/Metrópoles

Imagem de Bruno Covas na final da Libertadores disseminada pelas redes sociaisReprodução Twitter

O uso de máscara foi sendo relegado no estádio

O Palmeiras, de Abel Ferreira, disputará o torneio após vencer a LibertadoresCesar Greco/Palmeiras