metropoles.com

Em aceno a religiosos, Lula lembra do papel deles no crescimento do PT

Presidente Lula participou do ato de filiação da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, ao PT, nesta terça-feira (2/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (2/4), do ato de filiação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao Partido dos Trabalhadores (PT). Durante o discurso, em aceno a um setor da população em que sua popularidade vem caindo, o chefe do Executivo ressaltou a participação de religiosos na formação da sigla.

“Além dos sindicalistas, dos jovens rebeldes e dos intelectuais, a igreja católica teve um papel muito importante [no crescimento do partido]. Não o bispo, ou o papa, mas as comunidades eclesiasticas da Igreja Católica, que se espalhavam nesse país”, afirmou o presidente.

O petista relembrou o processo de expansão do partido: “A qualquer cidade que eu ia que não tinha o PT, tinha uma casa paroquial. E, se tivesse um padre progressista, e tivesse uma comunidade, nós criávamos o PT lá. Foi assim que o PT se transformou no partido mais importante da esquerda da América Latina”, completou Lula.

O evento de filiação da ministra ocorreu no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e teve a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Durante o evento, o presidente também afastou a possibilidade de Anielle deixar o ministério para concorrer às Eleições Municipais de 2024.

A ministra já foi cotada para compor a chapa de Eduardo Paes (PSD) para a prefeitura da capital fluminense. Nesta terça, os dois dividiram o palanque na inauguração do curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

“Tenho certeza que ela não tem nenhuma pretensão de disputar nenhum cargo agora em 2024. Ela quer ser ministra até o último momento. Em 2026, pode dar um ‘mexilico’ nela e ela querer ser candidata a alguma coisa. Então é importante começar a se preparar”, pontuou Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?