metropoles.com

TSE mantém exclusão de vídeos de Lula por propaganda antecipada

O plenário da Corte decidiu seguir liminar da ministra Maria Claudia Bucchianeri que impôs exclusão de trecho de evento no Piauí e multa

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CNN
Na CNN, Lula criticou o ex-juiz Sergio Moro
1 de 1 Na CNN, Lula criticou o ex-juiz Sergio Moro - Foto: Reprodução/CNN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri que determinou a exclusão de vídeos publicados pelo Partido dos Trabalhadores nos quais o candidato Luiz Inácio Lula da Silva realizou propaganda eleitoral antecipada com pedido explícito de voto no ato público “Vamos juntos pelo Brasil e pelo Piauí”.

Os ministros atenderam a uma representação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A legenda alegou que o petista fez um “pedido explícito de voto”, algo vetado pela Justiça Eleitoral em período de pré-campanha.

O evento ocorreu em 3 de agosto deste ano, na cidade de Teresina (PI). Na ocasião, Lula disse: “Eu queria pedir para vocês, cada mulher ou cada homem do Piauí que têm disposição de votar em mim, que têm disposição de votar no Wellington (ex-governador do Piauí pelo PT), eu queria pedir para vocês que no dia 2 de outubro vote em mim, vote no Wellington, mas primeiro vote no Rafael (candidato ao governo do Piauí pelo PT), porque ele vai cuidar do povo do Piauí”.

No voto, a ministra relatora considerou que este é um caso “de propaganda eleitoral antecipada”. “Quase não condenei ninguém por propaganda antecipada. O legislador permitiu quase tudo na pré-campanha. Só não permitiu o pedido explícito de voto e eu entendi que em um trecho da fala do candidato Lula, ele excedeu a Lei. Aqui, realmente entendi, que nesse trecho o candidato incidiu no núcleo proibitivo. Reconheço a irregularidade desse trecho”, afirmou.

Fica então mantida a proibição de divulgação do ato. Em caso de descumprimento, a campanha do petista deverá pagar multa diária de R$ 10 mil.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?