Análise: o brasileiro ainda prefere a democracia, aponta Datafolha

Pesquisas identificam contradições nos eleitores. Maioria rejeita a ditadura, mas vota em um candidato que defende o golpe de 1964

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Bolsonaro haddad PB
1 de 1 Bolsonaro haddad PB - Foto: Arte/Metrópoles

A última rodada de pesquisas do Datafolha revelou um aspecto curioso da percepção política dos brasileiros. Os números divulgados na quinta-feira (18/10) mostram a preferência de 59% dos eleitores pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro, contra 41% de seu adversário, Fernando Haddad (PT).
Apesar da larga vantagem, Bolsonaro defende ideias rejeitadas pela maioria absoluta da população. Isso é o que mostram as respostas a oito perguntas específicas sobre ditadura, tornadas públicas pelo mesmo instituto no dia seguinte, sexta-feira (19). O Datafolha entrevistou 9.137 pessoas, em 341 municípios, nos dias 17 e 18 de outubro.

Nessas questões, 51% dos entrevistados disseram considerar as realizações da ditadura mais negativas do que positivas. Minoritários, os entrevistados que pensam o contrário correspondem a 32%. As más lembranças, com folga, superam as boas.

Os pesquisadores também abordaram a opinião dos brasileiros sobre oito temas relativos aos direitos de ação dos governos. Nesse questionário, 80% dos brasileiros discordam da tortura como prática para obtenção de confissões ou informações. Os favoráveis aos suplícios chegam a 17% – número relevante, mas 63 pontos percentuais inferior aos que condenam os danos físicos.

Em relação ao fechamento do Congresso Nacional, 71% se opõem. Os que concordam com um governo sem Parlamento representam 21%. Adotada pela ditadura militar, a censura de rádio, TV e jornais contraria a vontade de 72%, dos eleitores e é aceita por 23%.

Os eleitores também rejeitam a proibição de greves (72%), apoiada por 24%. A prisão de pessoas sem autorização da Justiça é recusada por 65% e apoiada por 32%.

Como conclusão óbvia desses dados, pode-se dizer que os brasileiros, em ampla maioria, são democratas e querem o funcionamento das instituições. Não querem governo com poderes para cassar congressistas nem coibir a liberdade de expressão

Nota-se, então, uma contradição. Primeiro político de origem militar com chances de presidir o Brasil, Jair Bolsonaro defende a ditadura instalada em 1964, exalta a prática da tortura e já defendeu o fechamento do Congresso. Por mais estranho que pareça, os brasileiros querem democracia, mas votam em um candidato que apoia a quartelada de 1964.

Em favor de Bolsonaro, deve-se dizer que, se eleito no segundo turno, chegará ao Palácio do Planalto pela vontade da população. Embora alguns generais da reserva de suas relações relativizem o funcionamento dos Poderes, o presidenciável não explicitou intenção de rasgar a Constituição e declarou ser favorável à liberdade de imprensa.

Outras informações do Datafolha, publicadas no sábado (20/10), ajudam a entender as razões do favoritismo de Bolsonaro na corrida presidencial. Como explicação, destacam-se o desgaste dos políticos e a polarização da disputa.

A preferência pelo candidato do PSL se deve, para 30%, por representar uma novidade no comando do país. Para 25%, a razão principal é o fato de ele simbolizar a rejeição ao PT de Haddad.

Pelas propostas que faz na área de segurança, o capitão obtém os votos de 17% dos brasileiros. A imagem e os valores pessoais do candidato do PSL conquistam 13% dos eleitores, 12% gostam dos planos de governo e 10% acreditam que Bolsonaro vai combater a corrupção.

Os seguidores de Haddad são motivados, em primeiro lugar (20%), para evitar que o capitão chegue ao Planalto. Por suas propostas para o governo, o petista conquista 15% e, pela ideologia de seu partido, atrai 13%. As ligações com Lula são a principal razão para 11% optarem pelo ex-ministro da Educação.

Por fim, vale ressaltar outra opinião captada pelo Datafolha. Ao mesmo tempo que se opõem majoritariamente a regimes autoritários, 50% dos eleitores consideram que há alguma chance de o Brasil voltar a ser governado por uma ditadura.

No cruzamento dos dados, observa-se a intenção dos brasileiros de eleger Bolsonaro presidente, mas dentro da democracia. Pela conjuntura política, metade entende que há riscos de o país cair, de novo, em uma ditadura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?