metropoles.com

INSS indicou necessidade de novos 13,5 mil servidores há 6 meses

A constatação do instituto está em auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Hoje, há 2 milhões de pedidos parados

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
fila no inss
1 de 1 fila no inss - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) detectou em julho de 2019 a necessidade de alocar mais 13,5 mil servidores para atender os pedidos de aposentadoria dentro do prazo legal, além dos paralisados. Na época, o número de benefícios parados foi estimado em 1,4 milhão. Hoje, está em 2 milhões.

O governo federal preparou uma força-tarefa para acelerar a análise de requerimentos atrasados. Entre as propostas, está a realocação de 7 mil militares da reserva para o INSS.

A constatação do instituto está em auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). O Metrópoles mostrou que o órgão foi alertado por uma série de falhas no INSS Digital.

As fragilidades na plataforma digital interferem na análise de benefícios e têm deixado segurados esperando por tempo maior do que o prazo legal. No ano passado, o INSS tinha 24 mil servidores. Desses, apenas 3,6 mil atuavam diretamente na análise de benefícios.

“Seriam necessários mais de 13,5 mil servidores para atender a demanda de novos requerimentos no prazo legal, além do estoque apurado”, apresenta resolução do INSS.

O Metrópoles procurou o INSS, que não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto.

Questionado pela CGU, o INSS informou que os estudos são preliminares e foram realizados internamente, conforme aparece no documento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?