metropoles.com

IBGE: vendas do varejo caem 1,3% em setembro em relação a agosto

Na comparação com o mesmo mês em 2017, o comércio teve alta de 0,1%

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As vendas do comércio varejista caíram 1,3% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta terça-feira (13/11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio no piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 1,30% a avanço de 2,10%, com mediana negativa de 0,15%.

Na comparação com setembro de 2017, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 0,1% em setembro de 2018, perto do piso das estimativas. Nesse confronto, as projeções iam de uma estabilidade (0%) a uma expansão de 3,50%, com mediana positiva de 1,55%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,8%, segundo o IBGE.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 1,5% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado também veio no piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 1,50% a alta de 1,00%, com mediana negativa de 0,50%.

Na comparação com setembro de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 2,2% em setembro de 2018, abaixo da mediana das projeções. Nesse confronto, as projeções variavam desde um aumento de 1,60% a 4,90%, com mediana positiva de 3,10%

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,2% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 5,8%.

Revisões
O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em agosto ante julho, de uma alta de 1,3% para um avanço de 2,0%. A taxa de julho ante junho passou de -0,1% para -0,4%.

O resultado do varejo ampliado sofreu pequena revisão. A taxa de julho ate junho passou de queda de 0,3% para redução de 0,2%, enquanto a taxa de junho ante maio saiu de alta de 2,7% para 2,6%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?