Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Douglas Belchior deixa o PSol e aponta racismo institucional

O suplente de deputado federal apontou que sofreu "apagamento, silenciamento e desqualificação" nos últimos anos de partido

30/09/2021 19:59, atualizado 30/09/2021 20:01
Divulgação
Douglas Belchior

São Paulo – Suplente de deputado federal e liderança do movimento negro, Douglas Belchior anunciou que vai sair do PSol. Na nota em que anunciou sua saída, ele aponta “racismo institucional, violência política, a prática do boicote, do apagamento, do silenciamento e da desqualificação” que sofreu nos últimos anos de partido.

Belchior é coordenador da Uneafro e da Coalizão Negra por Direitos, e fazia parte do PSol desde 2003, quando coletou assinaturas para a criação da legenda. Ele disse que tomou a decisão de deixar a sigla após o 7º Congresso Nacional, realizado no último final de semana, onde, segundo ele, viu que “embora o discurso carregue elementos de mudanças, a estrutura não muda”.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Belchior ainda afirma que o partido tem dificuldade em lidar com a transformação, o que transparece no “controle e limitação de candidaturas coletivas, na proibição de candidaturas apoiadas por iniciativas da sociedade civil e na limitação da possibilidade de busca de recursos fora dos ‘padrões partidários'”.

Na nota, ele ainda defende que o PSol deve apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em vez de ter um candidato próprio. A legenda ainda estuda se vai lançar Guilherme Boulos, líder do MTST, como candidato ao Executivo federal.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Meu afastamento das instâncias internas do partido se deve à óbvia conclusão de que a única possibilidade de a agenda negra incidir e produzir efeitos sobre a dinâmica social é o fortalecimento das experiências organizativas do Movimento Negro e, sobretudo, da imposição do Movimento Negro como instância legítima e indispensável para a formulação de um projeto de país que nos leve a superar a desgraça em que estamos mergulhados”, acrescentou.

Douglas Belchior teve 50 mil votos para deputado federal nas eleições de 2018, em São Paulo. Ele ainda avalia se vai se filiar a outro partido e vai concorrer para algum cargo eletivo em 2022.

Douglas Belchior deixa o PSol e aponta racismo institucional