metropoles.com

Doria e Leite trocam farpas sobre voto do PSDB na PEC dos Precatórios

Em debate, pré-candidatos do PSDB discutiram sobre votos de tucanos na PEC dos Precatórios, e gaúcho disse não caber a ele comandar bancada

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
João Doria, Arthur Virgílio e Eduardo Leite
1 de 1 João Doria, Arthur Virgílio e Eduardo Leite - Foto: Divulgação

São Paulo – A menos de 10 dias das prévias que vai decidir quem será o candidato do PSDB à presidência da República, os principais candidatos, o governador de São Paulo, João Doria (SP), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (RS), trocaram acusações sobre os votos favoráveis de deputados tucanos a projetos do governo de Jair Bolsonaro.

No debate organizado pelo jornal Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (12/11), Doria criticou Leite pelo fato de deputados gaúchos votarem de forma favorável à PEC dos Precatórios – que beneficia indiretamente o presidente. Leite, no entanto, disse que não comanda os parlamentares e busca apenas convencê-los com argumentos.

“É uma prática execrável e condenável. Os sete deputados de São Paulo que eu comando votaram contra [a PEC dos precatórios] e orgulham São Paulo e o PSDB. Nosso partido, por decisão da executiva, é um partido de oposição, não de adulação”, disse o paulista.

Leite então falou que há outros deputados, de outros estados, que apoiam Doria e que votaram a favor da PEC dos Precatórios, e questionou se eles seriam também “irresponsáveis e inconsequentes”.

Doria então rebateu: “Os três parlamentares que você comanda no PSDB do Rio Grande do Sul votaram com o governo Bolsonaro, e, aliás, têm feito isso há vários meses. E os três parlamentares que coordenam a sua campanha, Aécio Neves, Paulo Abi-Ackel e Rodrigo de Castro não só votaram a favor, como Rodrigo, como líder, orientou para que se votasse a favor desta execrável medida de ruptura do teto de gastos. Eu respondo pelo estado de São Paulo e você pelo Rio Grande do Sul”.

Leite respondeu: “O João falou dos deputados que ele comanda, acho que isso deixa muito claro a diferença no nosso tipo de atuação. Eu não acho que comande deputados, aliás, ele até desconhece, o Rio Grande do Sul não tem três, tem dois deputados do PSDB. Eu não comando, eu busco convencer com argumentos e a minha tarefa hoje é convencer os deputados da minha Assembleia Legislativa”.

Também na disputa pelo posto de candidato do PSDB, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio disse a Leite que se ele é líder, “lidera a bancada estadual e tem que liderar a federal também”, e que caberia uma “autocrítica”. “Não deixe que lhe preguem na face a fama de bolsonarista, isso não é digno de você e nem do seu partido”, disse o ex-prefeito.

Leite então insistiu que sua liderança “está para dentro do Rio Grande do Sul e é conhecida na Assembleia Legislativa do estado”. O governador gaúcho repetiu que não trabalha “com comando de bancada, mas sim com argumentos na bancada da assembleia legislativa”.

Propostas

Os candidatos falaram sobre seus projetos para educação, saúde, geração de empregos, redução do desmatamento, e políticas para a diversidade. Arthur Virgílio focou suas falas na preservação da Amazônia, enquanto Leite falou das reformas e investimentos que fez no Rio Grande do Sul, e Doria falou da vacina Coronavac.

As prévias do PSDB serão realizadas em 21 de novembro. Neste domingo (14/11), se encerra o prazo para que os filiados tucanos se credenciem para votar no pleito interno. Até a manhã desta sexta, pouco mais de 28 mil tucanos haviam se inscrito – uma adesão baixa, considerando que o partido conta com mais de 1,3 milhão de filiados, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?