metropoles.com

Desenvolvimento: Dias destaca combate à fome e atualização do CadÚnico

Ex-governador do Piauí, Wellington Dias assumiu nesta segunda o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

atualizado

Compartilhar notícia

Ministério da Cidadania/Reprodução
wellington dias posse
1 de 1 wellington dias posse - Foto: Ministério da Cidadania/Reprodução

O ex-governador do Piauí e senador eleito Wellington Dias (PT-PI) tomou posse, nesta segunda-feira (2/1), como ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A pasta substitui o Ministério da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Nesta segunda, vários ministros do primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiram seus cargos. A pasta comandada por Dias fica responsável por uma série de políticas públicas, como o Bolsa Família.

O ministro destacou, em seu discurso, o combate à fome como prioridade do governo Lula. “Vamos colocar o povo no Orçamento e, de forma prioritária, colocar os pobres. Não deixar ninguém para trás, dar a mão para quem precisa e ninguém soltar a mão de ninguém”.

Dias agradeceu o Congresso Nacional pela aprovação da chamada PEC de Transição, que garantiu a verba para a manutenção do auxílio em R$ 600, com adicional de R$ 150 por criança na família. “Ao aprovar o espaço fiscal e fazer a readequação, colocamos não só o pobre no orçamento, mas como prioridade. É a vez de sua excelência, o povo.”

O ex-governador do Piauí ressaltou que um dos focos do ministério, no início de gestão, será a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), o qual ele se recusou a chamar de “pente fino”. “É política pública bem feita o que vamos fazer”, comentou.

“Vamos dar a oportunidade de quem não preenche os requisitos de voluntariamente já pedir desligamento ao programa, vamos pagar apenas a quem, com critérios sociais, tem o direito. Faremos busca ativa em cada canto do Brasil para fazer o cadastro a quem tem direito mas não teve a oportunidade”, afirmou Dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?