metropoles.com

CGU derruba sigilo de visitas de filhos de Bolsonaro ao Planalto

De acordo com auditoria feita pela pasta, informações sobre os filhos de Bolsonaro devem ser divulgadas em até 10 dias pelo GSI

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Governo Lula divulgou visitas de filhos de Bolsonaro
1 de 1 Governo Lula divulgou visitas de filhos de Bolsonaro - Foto: Reprodução/Instagram

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou, nesta segunda-feira (6/3), que analisou oito recursos sobre imposição de sigilos impostos pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A pasta optou por tornarem públicos os registros de entrada e saída dos filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto.

A decisão foi negada, à época, pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O pedido incluía as visitas ao Planalto feitas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ), vereador Carlos Bolsonaro (PL) e Jair Renan.

O GSI deverá, em até 10 dias, disponibilizar o acesso aos registros, como determinou a CGU. “Considerando o fim do mandato do então Presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, entende-se que a classificação da informação expirou e que deve prevalecer o princípio da transparência sobre as informações solicitadas, devendo ser concedido prazo adequado para o atendimento do pedido de modo a não prejudicar as atividades rotineiras das áreas envolvidas”, destaca o parecer produzido pela auditoria.

Polícia Rodoviária Federal

A CGU também concordou em divulgar informações relacionadas ao planejamento de operações e abordagens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições de 2022.

Compartilhar notícia