metropoles.com

Autotestes: Queiroga diz que enviará informações pedidas pela Anvisa

O ministro da Saúde se pronunciou em seu Twitter e disse manter posição favorável ao uso dos autoexames no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19 9
1 de 1 Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19 9 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Logo após reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiar a decisão sobre o uso e a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil, sob a alegação de precisar de mais dados, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que vai repassar todas as informações pedidas pela agência para que a liberação ocorra.

Em seu Twitter, o ministro disse manter a posição favorável à liberação dos autotestes no país.

Veja o post:

A diretoria colegiada da Anvisa) votou, em reunião nesta quarta-feira (19/1), por adiar a decisão sobre o uso e a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil.

De acordo com a agência, faltam informações a respeito do uso dos produtos por pacientes leigos e sobre a notificação dos resultados à Rede Nacional de Dados em Saúde do governo federal.

O tema foi analisado em reunião extraordinária durante esta tarde. Para permitir o uso dos autoexames, a Anvisa solicitou ao Ministério da Saúde a formalização de uma política pública sobre o tema.

Em ofício enviado à agência no dia 14 de janeiro, o Ministério da Saúde citou aspectos técnicos sobre o uso dos autoexames.

No documento, no entanto, a pasta não incluiu o uso dos produtos em uma política pública para detalhar o funcionamento dos exames, ação exigida pela Anvisa.

Nova reunião

Em nota publicada na noite desta quarta-feira (19/1), a Anvisa afirmou que já iniciou tratativas com o Ministério da Saúde para buscar informações da política pública que permitirá a utilização dos autotestes. Na sexta-feira (21/1), será realizada nova reunião, ainda sem horário definido, com a pasta.

“Resposta será clara”

Mais cedo, quando questionado sobre o fato de a Anvisa ter adiado a decisão sobre autotestes nesta quarta e solicitado mais informações ao Ministério da Saúde, Queiroga afirmou não ter tido acesso ao inteiro teor da manifestação do órgão regulador.

“Vamos nos manifestar de maneira tempestiva e nos canais competentes”, afirmou. “A posição acerca do autoteste é clara, como tudo no governo Jair Bolsonaro”, salientou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?