metropoles.com

Conheça o passado de Frank Underwood… Ou melhor, Kevin Spacey, astro de “House of Cards”

Vencedor de duas estatuetas do Oscar, antes de encarnar o cínico protanista da série do Netflix, o ator viveu personagens de diversas facetas na telona, sempre com seu ar misterioso e risonho

atualizado

Compartilhar notícia

Warner Bros./Divulgação
Kevin Spacey Lex Luthor Superman
1 de 1 Kevin Spacey Lex Luthor Superman - Foto: Warner Bros./Divulgação

Ator principal de “House of Cards”, uma das séries mais comentadas dos últimos anos, Kevin Spacey encontrou em Frank Underwood o personagem ideal. Cínico, irônico e risonho, o congressista não hesita em chantagear e fabricar conchavos para conseguir o que quer: mais poder. Aqui e ali, olha para a câmera e trata o público como confidente.

Bem antes de dar um novo salto na carreira, Spacey já era um ator de prestígio. Ganhou duas estatuetas do Oscar nos anos 1990, por “Os Suspeitos” (1995) e “Beleza Americana” (1999), teve sua oportunidade numa franquia de herói e encarnou tipos diversos – de um economista diante da crise econômica de 2008 a um policial dos anos 1950.

Amazon/Divulgação
Elvis Presley (Michael Shannon) encontra o então presidente americano Richard Nixon (Kevin Spacey) em “Elvis & Nixon”

 

Em 2016, Spacey deixa Underwood descansando por uns meses para viver um sujeito que realmente comandou os Estados Unidos. Ele interpreta Richard Nixon em “Elvis & Nixon”, dramatização do famoso encontro do republicano com o roqueiro (Michael Shannon). Estreia em 22 de abril nos EUA e ainda não tem data para chegar aos cinemas brasileiros.

Na lista abaixo, relembre papéis marcantes de Kevin Spacey no cinema:

GramercyPictures/Courtesy Everett Collection

“Os Suspeitos” (1995)
Um dos vários hits independentes pós-“Pulp Fiction” (1994), o filme reúne elementos do cinema noir para narrar o interrogatório de Roger “Verbal” Kint, um criminoso qualquer que sobreviveu a um massacre em Los Angeles. Tem um final surpresa quase tão chocante quanto o de “Seven – Os Sete Crimes Capitais”, outro thriller com Spacey lançado no mesmo ano. Oscar de coadjuvante para o ator.

Disponível em Blu-ray

Warner Bros./Divulgação

“Los Angeles – Cidade Proibida” (1997)
Após a estatueta, Kevin Spacey assumiu o protagonismo na maioria dos filmes em que atuou. Neste drama (também de inspiração noir) ambientado nos anos 1950, ele lidera a polícia de Los Angeles no papel do sargento Jack Vincennes. O grupo investiga uma série de assassinatos numa complexa teia que envolve corrupção policial e Hollywood.

Disponível no Netflix

DreamWorks/Divulgação

“Beleza Americana” (1999)
Ao vencer o Oscar de melhor ator, Kevin Spacey consagrou sua marca registrada: a face nada inocente de um homem de meia idade cínico, sagaz e carente de atenção – mais Frank Underwood, impossível, não é mesmo?. Aqui, ele vive o pai de família Lester Burnham, que passa boa parte do filme obcecado por Angela Hayes, amiga de sua filha adolescente.

Disponível no Netflix

Warner Bros./Divulgação

“Superman – O Retorno” (2006)
Há dez anos, quando os filmes de super-herói ainda não eram assim tão frequentes e bilionários, Kevin Spacey encarnou o vilão dos quadrinhos mais parecido com sua persona: o cerebral e maquiavélico Lex Luthor, antagonista de Superman. O longa também marcou uma nova parceria do ator com Bryan Singer, que o dirigiu em “Os Suspeitos” (1995). Jesse Eisenberg revive o vilão em “Batman vs Superman – A Origem da Justiça” (estreia em 24 de março).

Disponível em DVD e Blu-ray

Lionsgate/Divulgação

“Margin Call – O Dia Antes do Fim” (2012)
No último papel importante no cinema, Spacey integra um grupo de investidores de Wall Street às voltas com a crise financeira de 2007/2008. O filme ganhou repercussão no meio independente e chegou a ter uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original, assinado pelo também diretor J.C. Chandor (“O Ano Mais Violento”).

Disponível no Netflix

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?