*
 

Em função do longo período de seca no Distrito Federal, dos baixos níveis das captações e do aumento do consumo de água, a Caesb suspendeu o abastecimento de água em sete regiões do Distrito Federal. O racionamento, segundo a empresa, é temporário e foi adotado para “preservar os níveis de reservação e evitar falta de água em maior proporção”.

A estatal solicita aos moradores que, na medida do possível, façam uso racional da água, principalmente após o retorno do abastecimento, de forma a ajudar na recuperação plena e equilibrada do sistema. Nesta quinta-feira (15/9), os meteorologistas registraram a segunda temperatura mais alta do ano — 34ºC — e 19% de umidade. É o quarto dia seguido que o índice está abaixo de 20%, o que fez a Defesa Civil decretar estado de alerta.

Os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, que garantem água para 85% da população do DF, estão com 41,69% e 51,11% da capacidade, respectivamente. Uma resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) prevê restrição do uso de água quando o volume útil for igual ou inferior a 20% – ocasião em que seria necessária a adoção do racionamento. Mesmo com as interrupções, a agência garante que “não há nenhuma medida de racionamento em vigor no DF neste momento”.

Mas a Caesb não descarta a restrição, caso os dois reservatórios continuem baixando. No Distrito Federal, cada habitante consome, em média, 184 litros de água por dia. Em algumas regiões administrativas, como o Plano Piloto, esse número sobe para 390 litros/dia. No Lago Sul e Jardim Botânico, são 384 litros/dia. São Sebastião é a cidade que menos consome, segundo o último levantamento da empresa — 140 litros/dia.

Seguem as regiões afetadas:

Jardim Botânico – Fechamento: 11h – Previsão de normalização: 4h de amanhã (16/9) – Endereços: ESAF; Condomínio Solar de Brasília; Ville Montaigne; Parque das Paineiras; Mansões Itaipu; Jardins do Lago Sul; Condomínio Bela Vista; Condomínio Jardim Botânico I e III; Condomínio San Diego; Mirante das Paineiras; Village Ecológico III; Portal do Lago Sul e Jardim das Paineiras.

São Sebastião – Fechamento: 11h – Previsão de normalização: 8h de amanhã (16/9) – Endereços: Setor Central, Setor Tradicional, João Candido, Residencial do Bosque e Vila Nova.

Brazlândia – Fechamento: 10h – Previsão de normalização: 8h de amanhã (16/9) –  Endereços: Bairro Veredas; Setor Tradicional, Setor Administrativo, Setor Norte e Setor Sul.

Sobradinho – Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 10 de amanhã (16/9) – Endereços: Quadras 03, 05, 07 e 09.

Sobradinho II – Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 10 de amanhã (16/9) – Endereços: AR 20 a 25 e Cond. Buritis

Planaltina – Fechamento: 14h –  Previsão de normalização: 10h de amanhã (16/9).

 

 

COMENTE

racionamentoáguaCaesb
comunicar erro à redação