metropoles.com

Concessão de novas permissões para poços artesianos está suspensa

Medida vale também para captações por cisternas e caminhões-pipa enquanto durar a crise no abastecimento de água no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Jabur/Agência Brasília
racionamento, tarifa extra, adasa, água
1 de 1 racionamento, tarifa extra, adasa, água - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

As emissões de permissões para perfuração de poços artesianos e cisternas e para a captação de água por caminhões-pipa estão suspensas em Brasília enquanto durar a crise hídrica. Responsável pelas concessões, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) adotou a medida para prevenir a falta de abastecimento na cidade.

Além de suspender novas concessões, a pasta determinou restrições para quem já tem permissão para esses tipos de acesso (caminhões-pipa, cisternas e poços artesianos) e orientou estabelecimentos como lava-jatos a usar menos água.

Nos casos de descumprimento das resoluções, as penalidades podem ser a interrupção dos sistemas, o embargo do estabelecimento ou multas proporcionais à gravidade da infração, que variam de R$ 100 a R$ 100 milhões, de acordo com a Resolução 163, de maio de 2006.

Racionamento
Na segunda-feira (7/11), a Adasa autorizou a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) a implementação do racionamento de água a partir do momento em que o reservatório de Santo Antônio do Descoberto ficar abaixo dos 20% do volume. Até o meio-dia desta quinta-feira (10), o do Descoberto estava em 19,99%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?