metropoles.com

Lula recebeu propina em dinheiro vivo, afirma revista

Marcelo Odebrecht disse em delação que fez pagamentos ao ex-presidente em espécie. Montante de R$ 8 milhões era destinado ao petista

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
lula
1 de 1 lula - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em delação acordada com procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, o executivo Marcelo Odebrecht disse que entregou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva propina em dinheiro vivo. A afirmação consta em um dos 300 anexos do depoimento feito pelo ex-presidente da empreiteira investigada pela Polícia Federal. As informações foram divulgadas pela revista IstoÉ.

De acordo com Odebrecht, Lula teria recebido cerca de R$ 8 milhões em propina – parte dela em espécie. A maioria dos repasses teria sido feita quando o petista já estava fora da Presidência da República. Para os investigadores, o pagamento em dinheiro vivo é considerado um “método clássico” da corrupção.

Dessa forma, de acordo com eles, o ex-presidente evitaria registros de origem e de destino da quantia desviada. Boa parte dos recursos ilícitos adquiridos por Lula teria vindo de palestras promovidas com o suporte da Odebrecht.

Emílio Odebrecht, patriarca da empreiteira, também teria citado Lula em delação premiada. De acordo com ele, o ex-presidente influenciou na aprovação de projetos da construtora no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a ajuda do ex-ministro Antonio Palocci, preso pela Operação Lava Jato.

Lula é réu em três ações criminais que tramitam na Justiça Federal. Em julho de 2016, passou a ser acusado de obstruir as investigações da Lava Jato, após decisão da 10ª Vara Federal de Brasília. Em setembro, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), decidiu tornar Lula réu de novo por causa de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá (SP). Em outubro, o petista virou réu pela terceira vez nas mãos de Moro, por tráfico de influência no BNDES.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?