metropoles.com

PF cumpre mandados da 38ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro

Ação tem como alvo Jorge Luz e Bruno Luz, identificados pela PF como facilitadores na movimentação de propina a diretores da Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
policia federal
1 de 1 policia federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em mais um desdobramento da Lava Jato, policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão, além de dois de prisão preventiva no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (23/2). A operação foi batizada de Blackout.

De acordo com as investigações, a ação tem como alvo principal a atuação dos operadores financeiros Jorge Luz e o filho dele, Bruno Luz, identificados pela PF como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobras. Segundo a corporação, a dupla está no exterior.

Os dois já foram presos. Eles são investigados pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, dentre outros.

Segundo a delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Luz teria intermediado via pagamento de propina o financiamento de campanhas. Cerveró declarou que “havia se comprometido com o PMDB, nas pessoas de Jader Barbalho e Renan Calheiros, a efetuar o repasse de US$ 6 milhões para a campanha de 2006”.

O nome da operação é referência ao sobrenome dos dois operadores. “A simbologia do nome tem por objetivo demonstrar a interrupção definitiva da atuação desses investigados como representantes deste poderoso esquema de corrupção”, explicou a corporação.

Aguarde mais informações

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?