metropoles.com

Ministro do STF Teori Zavascki morre em queda de avião no Rio

Ministro relator da Operação Lava Jato no STF, Teori Zavascki estava em bimotor que caiu no mar de Paraty (RJ) nesta quinta (19/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
teori zavascki
1 de 1 teori zavascki - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, 68 anos, morreu no acidente com a aeronave que caiu no Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira (19/1), no mar de Paraty (RJ). A informação foi confirmada pela família do magistrado e pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Teori é o relator da Operação Lava Jato no STF.

Às 18h04, Francisco Zavascki, filho do ministro, lamentou a morte do pai em uma postagem no Facebook.

Mais cedo, Francisco pediu preces para o pai: “Por favor, rezem por um milagre”.

Facebook/Reprodução

 

 

De acordo com a Infraero, o bimotor decolou às 13h01 de Campo de Marte, em São Paulo, com destino ao município fluminense. Inicialmente, a informação era de que havia quatro pessoas a bordo. Mais tarde, o número foi retificado para cinco. O avião pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras.

Até a noite, segundo o Corpo de Bombeiros, nenhum dos corpos tinha sido resgatado. Chovia muito no momento da queda, que ocorreu a 2km da cabeceira da pista de pouso. Além dos bombeiros, 50 militares e barcos pesqueiros se deslocaram à área do acidente para ajudar no resgate.

 

Segundo o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, Kakay, um dos outros passageiros era Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano e proprietário da aeronave. Kakay disse à reportagem que confirmou a informação com o filho de Carlos Alberto. À noite, o Grupo Emiliano confirmou a informação e disse que o piloto Se chamava Osmar Rodrigues. Mas a identidade dos outros passageiros não foi divulgada.

 

 

O presidente da República, Michel Temer, e a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, foram informados do acidente logo após a queda da aeronave. A magistrada, que estava em Belo Horizonte, voltou ainda nesta quinta (19) a Brasília para acompanhar as investigações sobre o caso.

0

Clima de comoção no STF
No Supremo Tribunal Federal, o movimento era grande e o clima, de comoção. Servidores estão emocionados.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Currículo
Nascido em Faxinal dos Guedes (SC), em 1948, Teori era bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também era mestre e doutor em direito processual.

Teori foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de maio de 2003 a novembro de 2012. Em seguida, tomou posse como ministro do STF. O magistrado foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para ocupar a cadeira deixada no STF com a aposentadoria do ministro Cezar Peluso.

A atuação do ministro ganhou maior visibilidade após assumir a relatoria dos processos da Operação Lava Jato na Corte Suprema.

Agora, com a morte do magistrado, a relatoria da Lava Jato deve ficar com o sucessor de Teori. O Regimento Interno do STF diz, no artigo 38, que, em caso de morte, o relator de uma ação na Corte é substituído pelo ministro que for nomeado para a sua vaga.

Compartilhar notícia