metropoles.com

PGR acusa Temer de corrupção, obstrução e organização criminosa

O ministro do STF Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, considerou consistentes os indícios apontados por Rodrigo Janot

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PGR – procuradoria geral da república
1 de 1 PGR – procuradoria geral da república - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa o presidente Michel Temer, no pedido de abertura de inquérito, de envolvimento em pelo menos três crimes: corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, considerou consistentes os indícios apontados pelo PGR e autorizou investigação contra o chefe do Executivo. As informações são do jornal O Globo.

“Os elementos de prova revelam também que alguns políticos continuam a utilizar a estrutura partidária e o cargo para cometerem crimes em prejuízo do Estado e da sociedade. Com o estabelecimento de tarefas definidas, o núcleo político promove interações diversas com agentes econômicos, com o objetivo de obter vantagens ilícitas, por meio da prática de crimes, sobretudo com corrupção. Há, pois, também o indicativo da prática do delito organização criminosa previsto na lei 12.850/2013”, afirma Janot.

O empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, entregou ao Ministério Público gravação em que o presidente o autorizaria a comprar, com propina, o silêncio do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) — preso em Curitiba (PR). Além disso, o delator afirmou que todos os pagamentos feitos pela companhia a políticos ocorriam como propina, em troca de favores.

A Constituição veta responsabilização do presidente da República por atos cometidos antes do exercício do mandato. Como os fatos delatados teriam ocorrido após Temer ter assumido o posto, não haveria impedimento legal para abertura das investigações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?