Grande parte das pessoas que gostam de pedalar, seja profissional ou amador, possuem uma característica em comum: acompanhar os resultados pós-treino e melhorar a experiência seguinte. Para isso, acessórios como ciclocomputadores e GPS são boas escolhas para equipar a bike.
Para se ter ideia, alguns modelos de GPS são tão completos que contam com mais de 12 informações possíveis de serem acompanhadas ao longo do percurso. A Atrio, marca esportiva da Multilaser, conta com itens de bom custo-benefício. O Metrópoles conferiu de perto o modelo GPS Steel e tomou algumas considerações sobre o dispositivo. Confira!
Primeiras impressões
A primeira impressão visual sobre o GPS Steel, da Atrio, é bem positiva. Um aparelho simples, sóbrio (com detalhes em laranja) e compacto, que pode ser encaixado tranquilamente em qualquer modelo de bicicleta.
São apenas dois botões, o que é um ponto super favorável para não confundir o usuário, e uma tela com bom tamanho para visualizar as informações durante o percurso.
Teste
O teste com o Steel ocorreu em pedais em parques, trilhas e em terreno asfaltado. O primeiro passo para o uso durante os percursos é ligar e encontrar sinal. A sincronização – para encontrar um satélite – não é tão imediata como se espera, mas não é demorada também a ponto de receber grandes críticas. Após isso, partiu!
Como foi dito, o GPS conta com apenas dois botões, mas com três possibilidades de telas diferentes e cada uma com informações diferentes.
- Primeira com horário, bateria, velocidade em tempo real, tempo de percurso, distância percorrida e inclinação do local do pedal.
- Segunda com velocidade média, horário, estimativa de calorias queimadas e temperatura ambiente.
- Terceira com data, odômetro e altitude.
Uma grande vantagem é a não necessidade de parear com outro dispositivo para verificar as informações contidas no Steel. Assim conseguindo visualizar de forma imediata os dados.
A bateria é super durável, sem a necessidade de recarga durante quatro usos (cerca de 6 horas de pedal). A marca afirma que a autonomia chega a 25 horas. Além disso, a precisão do aparelho foi positiva, comparado com o GPS do celular.
Após os pedais, para conferir os treinos é necessário plugar o GPS em um computador por meio da porta USB e transferir tudo para o programa Strava. Apesar de parecer trabalhoso esse processo, é bem intuitivo.
Conclusão
Em comparação com outros modelos de GPS para bike, o Atrio Steel oferece um excelente custo-benefício por menos de R$ 450. Geralmente, esse tipo de dispositivo é encontrado por preços próximos de R$ 1 mil.
O modelo conta com boa durabilidade de bateria, especificações interessantes, compatibilidade com iOS e Android e ainda é super enxuto, podendo ser encaixado em qualquer modelo de bicicleta.
Como pontos a serem revistos, o equipamento poderia estar equipado com um simples barômetro também e possuir algum tipo de “cordinha” de segurança, caso ele desprenda da bike. As borrachas, apesar de prenderem bem, não são um tipo de material confiável, pois desgasta naturalmente.
Especificações
- Dimensões: 4,8 cm x 7,4 cm x 2,9 cm (largura, comprimento e altura)
- Peso: 190 g
- Resistente à água: sim
- Conexão USB: sim
- Memória: de até 100 horas
- Autonomia: até 25 horas
- Sensor: de movimento
- Compatibilidade: Android e iOS
GPS Steel, da Atrio


Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.