Vitrine M

Review: Asus ZenBook 14 UX434F é ultrafino e inova com o display duplo

O aparelho conta com espessura de 16,9 mm e pesa 1,26 kg. Além disso, a bateria de 50 Wh permite autonomia de aproximadamente 10 horas

atualizado 27/04/2021 9:48

Asus ZenBook 14Alex Akira/Metrópoles

A Asus tem surpreendido os consumidores a cada lançamento. Quando o assunto é notebook, a qualidade fica ainda mais evidente. Recentemente, a marca apresentou um novo modelo premium, o ZenBook 14 UX434. Mais uma vez, o saldo é positivo.

Na parte visual estética, o notebook agrada grande parte do público por conta do design elegante, ultrafino e com display no touchpad. Além disso, o dispositivo é considerado o mais compacto da categoria, segundo a fabricante, com espessura de 16,9 mm e pesando 1,26 kg. Porém, o Metrópoles quis conhecer além da “capa” e testou durante três semanas o ZenBook 14.

Asus ZenBook14

Tela e design

Ao abrir o modelo nos deparamos com um display de 14 polegadas em LED e FullHD (1920 x 1080 pixels) bastante atrativo e presente em quase toda parte frontal. Segundo a Asus, ele preenche incríveis 92% do aparelho. Ainda conta com ângulo de visão 178º e dobradiça ErgoLift, que permite inclinar um pouco o equipamento, o que deixa o usuário confortável durante o uso.

Asus ZenBook14

As cores visualizadas são bastante fieis e nítidas, mas com uma taxa reflexiva que, se não ajustado, pode incomodar um pouco.

Performance

Por dentro, o ultraportátil conta com a décima geração do Intel Core i7, 8 GB de memória RAM e armazenamento de 256GB SDD, possibilitando maior velocidade e performance de dar inveja. As configurações permitem uso bastante tranquilo e suave para quem precisa de um notebook para trabalho.

Além disso, o aparelho, que foi desenvolvido prioritariamente para atividades de escritórios, é bastante veloz. Para se ter uma ideia, leva menos de 10 segundos entre ligar o notebook e já acessar qualquer software.

Outro diferencial do ZenBook 14 é a boa variedade de conectores, como uma porta USB-A 2.0, uma USB-A 3.1, uma entrada para cartão microSD, uma entrada para fone (P2) e uma saída HDMI, antes impensável para dispositivos tão compactos.

Asus ZenBook14

Para completar, o sistema de resfriamento é fenomenal e permite o uso do equipamento por horas ininterruptas sem ao menos esquentar.

Touchpad

Um dos grandes protagonistas do novo ZenBook é, sem dúvidas, o touchpad. Desta vez, ele conta com uma tela de alta resolução sensível ao toque. Em outras palavras: é um display adicional ao notebook. Porém, como toda novidade, há pontos a serem questionados e aperfeiçoados.

Para quem não está acostumado com as funcionalidades, vai precisar de bastante concentração e paciência. Isso porque a dupla função, ser touch ou uma janela adicional, confunde bastante inicialmente. Além disso, o uso constante no modo display diminui em aproximadamente 50% a autonomia da bateria, quando fora da tomada.

Asus ZENBOOK14

Por outro lado, a possibilidade de um multitasking no ZenBook é bastante interessante, pois cria-se atalhos de programas para dinamizar o uso e, em alguns casos, utilizar em conjunto com a tela principal.

Bateria

A autonomia do ZenBook 14 foi um tiro certeiro da Asus. É possível usar o aparelho por horas sem a necessidade de uma tomada. Ou seja, para quem costuma ficar o dia inteiro fora, como no trabalho ou na faculdade, a bateria não deixará na mão.

Ao longo dos testes, o notebook conseguiu aguentar um pouco mais de 10 horas em atividades do dia a dia, como navegadores com várias abas abertas, programas de textos e músicas. Entretanto, ao utilizar a grande novidade do dispositivo, o touchpad e display, a autonomia caiu em quase cinco horas. Mas ainda assim uma capacidade honesta, em comparação com outros modelos disponíveis no mercado.

Asus ZenBook14

Vale a pena?

De uma visão geral, o ZenBook 14 UX434F possui mais pontos positivos do que questionamentos. Ele consegue ser, ao mesmo tempo, super compacto e ter um corpo resistente. E, apesar do tamanho, tem configurações de dar inveja aos concorrentes, além de ótimo sistema de áudio, boa quantidade de conectores, autonomia atrativa e tela com amplos ângulos de visão.  Não à toa é o modelo premium da marca.

A inovação e a intenção da Asus com o touchpad display no aparelho, sem dúvidas, foram as melhores e mais animadoras possíveis. Entretanto, o sistema de múltiplas telas para notebooks ainda está engatinhando e precisa de um melhor alinhamento para não confundir o usuário.

Asus ZenBook14

Por fim, como todo aparelho considerado topo de linha, o preço também não fica por baixo. Mas, se você deseja um notebook que atenda todas as tarefas dos dia a dia, que consiga trabalhar sem travamentos, jogar games leves, não ficar na mão por conta da bateria e ainda ter uma nova função em aperfeiçoamento (display touchpad), o ZenBook 14 é um escolha excelente.

Especificações

  • Tela: 14 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) e com ângulo de visão 178º
  • Processador: Intel Core i7
  • Sistema operacional: Windows 10 Home (com hello)
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 256 GB PCI e SSD G3 X2
  • Conectividade: Wi-Fi/ Bluetooth 5.0/ USB 2.0/ USB-C/ USB-A/ HDMI/ Micro SD
  • Áudio: Alto-falantes Harman Kardon
  • Teclado: retroiluminado e com TouchPad numérico
  • Dimensões: 31.9 x 19.9 x 1.69 cm
  • Peso: 1,26 kg
  • Bateria: 50 Wh, com previsão de 13 horas de autonomia
  • Preço: R$ 7.199,10

R$ 7.199,10EmpresaComprar

Os valores mencionados se referem à data de publicação da matéria e podem sofrer alterações de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.

Mais Vitrine M
Newsletter