Férias em Brasília? Confira nossas sugestões para ficar longe do sofá

Ficar na cidade durante o mês de janeiro não precisa ser sinônimo de tédio. A capital tem várias opções para animar o período

Juliana Contaifer
Compartilhar notícia

Há algum tempo, passar as férias de janeiro em Brasília era algo impensável. Todas as crianças e adolescentes eram enviadas para a casa dos avós em outros estados, ou viajavam com os pais, e a cidade ficava às moscas. A capital virava um perfeito deserto. Por conta da falta de público, as opções de passeio também eram raras.

Mas tudo isso mudou. Nos últimos anos, os brasilienses estão abraçando a cidade na alegria e na tristeza, no Carnaval e na Semana Santa, nas férias ou no tempo de baixa temporada. E, com isso, a oferta de passatempos se multiplicou.

O Metrópoles selecionou ótimos programas para te incentivar a largar o sofá e a Netflix, e aproveitar o verão na capital. Calce um par de tênis, invista no protetor solar e vamos lá!

Aprenda mais sobre Brasília
Para quem veio de longe e adotou a cidade há pouco tempo, ou mora na capital e é apaixonado por suas formas, as férias são uma ótima oportunidade para uma verdadeira experiência de imersão com alguém que sabe os segredos do local. Uma boa ideia é conhecer a capital em cima de uma bicicleta. O Camelo Bike Tour te leva a lugares diferentes e oferece uma vivência única: é só escolher um circuito (Eixo Monumental, As Escalas de Lucio ou a Orla do Lago), encontrar o guia, um arquiteto, e sair pedalando.

Outra empresa que investe no turismo da capital é o já tradicional Experimente Brasília. Os percursos são feitos a pé, sempre guiados por um especialista local. A dupla Patricia Herzog e Tatiana Petra oferece roteiros pelos pontos turísticos essenciais da cidade e outros mais alternativos: cafés, brechós, lojas de vinil (Bsb Cool); passeio para conhecer as árvores do Eixão, com direito a sarau poético e piquenique (Verde Perto Brasília); caça vinil com o Criolina; rota dos azulejos. Há um trajeto só de street art; experiência única e,m uma Superquadra.

Confira mais informações sobre preços e roteiros no site.

 

Descubra o Jardim Botânico
Um dos lugares mais interessantes da cidade. É ideal para ver de perto o cerrado, as nossas flores e plantas típicas. O delicioso passeio fica ainda melhor com café da manhã, brunch ou piquenique debaixo das árvores no Jardim Bom Demais.

Aproveite o Lago
Nossa praia particular, o Lago Paranoá se tornou um dos lugares mais agitados durante as férias. Em dias de calor, vale tentar se equilibrar em um stand up paddle, experimentar o kitesurf ou remar em um caiaque alugado.

Para os indecisos, alguns estabelecimentos da cidade oferecem várias modalidades. Vale a visita ao Clube do Vento, no Clube Naval, que tem SUP, windsurf e kitesurf; à Katanka, no Clube das Nações, com SUP, wind surf e vela; e ao Adventure Club, perto da Ponte JK, com caiaque, kitesurf, windsurf e SUP.

Vá a um café e curta a tarde
Ultimamente, a oferta de estabelecimentos simpáticos, com comidinhas deliciosas e ambiente acolhedor, tem se multiplicado na capital. Nada melhor do que ler um livro acompanhado de uma boa xícara de café e um bolinho caseiro.

Boas dicas: o Café e um Cheiro (109 norte), com carinha de interior, tem como destaques o bolo de banana com calda de doce de leite e o pão com carne de panela; o Quintal f/508, escondido no primeiro andar da 413 norte, tem vista para o Parque Olhos D’Água, cardápio que muda a cada dois meses, livros de fotografia e uma exposição permanente de fotos; e o Clandestino Café e Música, na mesma quadra, faz um café perfeito. Mais dicas aqui.

Visite os museus
Que tal tirar aquela visita cultural do papel? Brasília tem vários museus interessantes e a programação para as férias costuma ser animada.

Na Caixa Cultural: Dalí – A Divina Comédia (xilogravuras inspiradas no trabalho de Dante Alighieri), Francisco Goya – Loucuras Anunciadas (obras gráficas do período mais obscuro do pintor) e Tomie Ohtake – Cor e Corpo, todas até 4 de março. No dia 31 de janeiro, o Teatro da Caixa recebe ainda o Jogo de Cena, evento mensal que mostra as novidades na produção cultural da cidade.

No Museu dos Correios: a exposição “Os Sinais e As Coisas – Das Fogueiras à Internet” é um convite a uma viagem no tempo. Ela expõe várias preciosidades que fazem parte do acervo do museu, como os telégrafos Bréguet, Morse, Baudot e telefones antigos, além do “Ford de Bigodes” usado em 1927 pelo Marechal Rondon. As mostras Fronteiras da Pintura, Fronteiras da Ilusão e Cotidianos completam a programação de férias, até meados de fevereiro.

No CCBB: oferece atividades especiais até 31 de janeiro para movimentar as férias brasilienses. Oficinas, plantação de árvores, palestras e a Arena Digital, que conta com instalações tecnológicas para divertir o público, estão disponíveis no período. Confira a programação completa aqui.

Medite
Vários lugares em Brasília oferecem meditações guiadas gratuitas. Algumas das mais famosas são as da Sociedade Vipassana (segundas, quartas e quintas-feiras, às 19h45, e aos sábados, às 16h. As três acontecem na sede da Sociedade, 909 Norte. As sessões de segunda e quarta são silenciosas), as do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (em vários dias e horários. O centro não cobra, mas recebe doações espontâneas), e as do Sahaja Yoga (sedes em Taguatinga, Sobradinho, Asa Norte e Lago Sul. As práticas ocorrem em diversos horários. Vale consultar o site).

Vá ao Drive-in
Aproveite que um dos maiores cinemas ao ar livre da América Latina (e o últimos drive-in do país) está instalado bem no centro da cidade e assista a um filme no conforto do seu carro. Deu fome? Ligue os faróis e o pessoal da lanchonete logo aparece para te atender. A programação muda toda semana. Fique de olho aqui!

Faça uma viagem curta
Brasília é cercada de pontos turísticos fantásticos. Que tal um bate e volta em atrações que ficam a menos de 300km da capital, como no Salto do Itiquira ou no Salto do Corumbá? Ou passar alguns dias na Chapada ou em Caldas Novas? Quem sabe um passeio na Cachoeira do Tororó ou na Chapada Imperial? Fizemos uma matéria com ótimas sugestões, leia aqui!

Conheça a vinícola em Cocalzinho de Goiás
Sabia que o Entorno do DF tem uma vinícola responsável por bebidas premiadas? A Pirineus Vinhos, em Cocalzinho de Goiás, tem um belo vinhedo e, desde 2010, comercializa dois vinhos, o Intrépido e o Bandeiras. É preciso fazer um agendamento prévio para conhecer a vinícola. Durante o passeio, os visitantes conhecem o espaço de produção das uvas, podendo prová-las e degustar os rótulos ali produzidos.

Faça um passeio de balão na Chapada
É sempre mágico ver um balão no céu, mas já imaginou estar em um deles? Não é preciso viajar até a Capadócia para viver isso: voe na Chapada! Uma experiência única ver, lá de cima, as cachoeiras, as cadeias de montanhas, o lindo Cerrado e o céu espetacular do Planalto Central. Felipe Tostes, do Balonismo na Chapada, oferece as viagens.

Experimente os drinques da moda
Dois drinques fizeram muito sucesso em 2017: o Gin & Tônica e o Moscow Mule. Além da receita tradicional, vários bares inventaram suas próprias versões. Que tal aproveitar o tempo livre e testá-las? Vale tentar o Contê Mule, do Contê (403 sul), os gins Gt Cants e o GT Allegro, do Cantucci Bistrô (403 Norte), ou uma mistura dos dois, o Gin Gin Mule, do Universal Diner.

Conheça os food trucks da cidade
O cenário brasiliense de comida de rua vem se multiplicando com food trucks cada vez mais criativos e cheios de pratos deliciosos. Águas Claras já tem, inclusive, um Food Park, ao lado do colégio La Salle. A Praça do Cruzeiro recebe, às sextas-feiras, vários carros com porções para todos os gostos. O estacionamento da 205 Norte é outro que costuma abrigar os veículos.

Mande as crianças para uma colônia de férias
Vários lugares oferecem diversão para os pequenos durante as férias. Entre eles, a tradicional Colônia de Férias do Mapati, no Lago Sul; a Colônia de Férias Pedro Paulino (inclui: visita ao iFly, boliche e oficina de sabores; a Veritas Kids, no Brasil 21 (brincadeiras na piscina, pintura, cinema e dança); a Me Põe na História, no Lago Norte (acesso ao mercadinho, oficina de reciclagem, minihorta e tanque de areia); e a Casa das Artes, na 102 Norte (aulas de pintura, massinha, reciclagem e scrapbooking).

Além dessas, a colônia de férias da Brincar de Roda tem brincadeiras temáticas de cada região do país divididas por semana; a UBT Escalada oferece aulas de circo, escalada, parkour, slackline e várias gincanas; a do Sesi tem como tema “Curtindo o Meio Ambiente” e apresentará um festival de sorvete; e a do Pontão do Lago Sul, que receberá as crianças em uma espécie de parque de diversões com direito a minitobogã, espaço para oficinas e brincadeiras de rua (elástico, pique-pega, cabo de guerra).

Vá a um parque aquático
Dias de calor pedem piscina – e Brasília tem três parques aquáticos para resolver o problema. O mais famoso, Bay Park, fica na Vila Planalto e conta com 10 atrações para todas as idades. O Águas Correntes Park, em Valparaíso, tem toboágua, piscinas naturais, parque infantil e trilha ecológica. Já o Recanto das Águas, na Cidade Ocidental, oferece 12 piscinas, toboáguas, uma megarampa e até um “Tobossauro” gigante.

Conheça a maior plantação de jabuticabas do país
A maior plantação do país está a 240km de distância de Brasília, em Hidrolândia, Goiás. De lá, saem em média 2.160 toneladas da frutinha anualmente! A Fazenda e Vinícola Jabuticabal tem 42 mil pés e, por R$ 30, o visitante pode comer quantas jabuticabas quiser. Confira o horário de funcionamento no site.

Visite o Planetário
O Planetário é uma ótima atração para quem gosta de olhar as estrelas. De terça a sexta-feira, as transmissões acontecem às 17h30 e às 19h. Já nos fins de semana, começam às 9h30 e vão até as 19h. A maioria dos filmes tem cerca de 30 minutos de duração.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile