metropoles.com

Saiba quais são os melhores alimentos para comer antes de correr

É corredor e precisa de sugestões? Confira o que faz bem ao organismo antes de calçar os tênis e sair às ruas (ou esteira)

atualizado

Compartilhar notícia

Pollyana Ventura/Getty Images
mulher correndo com máscara
1 de 1 mulher correndo com máscara - Foto: Pollyana Ventura/Getty Images

Decidir o que comer antes do treino é um dilema para muitos corredores. Isso porque a modalidade, que exige um grande esforço físico, também pede que sejam feitas refeições corretas a fim de não atrapalhar o desempenho no esporte.

Para decidir o seu pré-treino, é preciso levar dois fatores em consideração: a hora que vai treinar e quanto tempo será o percurso. Acima de tudo, é necessário planejamento e, de preferência, um acompanhamento individualizado.

Para corridas longas

Nesse tipo de treinamento, os músculos usam a energia do trifosfato de adenosina (ATP) como combustível, e ele vem justamente das reservas de glicogênio formadas logo após o consumo de carboidratos. Se a distância for superior a 8km, não deixe essa macronutriente de fora do seu radar.

Algumas sugestões são frutas, torradas com um pouco de geleia ou mesmo barrinhas energéticas, para quem está sem tempo ou disposição para cozinhar. “Coma sempre entre uma e duas horas antes de sair pra correr”, ensinou o nutricionista Scott Keatley em entrevista ao site Insider.

“Geralmente, seu corpo tem armazenamento de energia suficiente para 45 minutos a uma hora de corrida, independentemente de você se abastecer antes”, completou o personal trainer Ashley Thompson à mesma publicação.

Em provas mais longas, é ideal, um dia antes, fazer um “carregamento de carboidratos”. Isso faz com que seu corpo tenha bastante ATP. Ele servirá como uma reserva energética antes do percurso.

0

Para corridas de alta velocidade

Se for fazer um treino do tipo HIIT, que não dure mais que 30 minutos, você pode fazer uma combinação entre carboidratos e proteínas. Enquanto um fornece energia, o outro repara o tecido muscular quebrado devido à intensidade do treino. Banana com aveia e manteiga de amendoim são bons exemplos, assim como um prato de arroz integral com peito de frango grelhado.

Keatley defende que a cafeína pode ajudar a aumentar sua velocidade de corrida. “É conhecido por melhorar os treinos”, disse. Vale lembrar: tome apenas uma xícara, porque a acidez do café pode fazer com que você tenha vontade de ir ao banheiro.

Assim como nas corridas longas, o lanche deve ser feito de uma a duas horas antes de sair às ruas (ou esteira).

*Não faça nenhum ajuste em sua dieta sem a avaliação e acompanhamento de um profissional de nutrição 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?