Nutricionista Thaiz Brito faz palestra sobre diabetes em ministério

A palestra foi idealizada pelo Ministério da Infraestrutura com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os servidores

atualizado 26/11/2021 20:04

Nutricionista Thaiz Brito faz palestra em conscientização da diabetes Fotos: Matheus Veloso/Especial Metrópoles

A nutricionista e colunista no Metrópoles Thaiz Brito, realizou, nesta sexta-feira (26/11), uma palestra sobre o Novembro Diabetes Azul no Ministério da Infraestrutura (Minfra). O mês dedicado à prevenção do diabetes motivou o evento, que enfatizou a necessidade de cuidar da saúde e da alimentação. 

No evento, Thaiz abordou temas de extrema importância para prevenção da doença, discorrendo sobre tópicos como o que é a diabetes, quais os sintomas, como identificar, suas consequências e formas de prevenção. 

“O Brasil é o quinto maior país com incidência da doença. A preocupação com o controle e a prevenção aumenta e, por isso, é fundamental destacar hábitos alimentares e pequenas mudanças na rotina que ajudam a manter a saúde em dia”, esclarece a especialista em alimentação, que é pós-graduanda em nutrição. Thaiz escreve diariamente sobre o tema no portal e, além disso, também compartilha dicas em vídeo nas redes sociais do Metrópoles.

Palestra Thaiz Brito sobre Novembro Diabetes Azul no Ministério da Infraestrutura
Thaiz Brito explicou sobre como a alimentação impacta a vida de quem tem diabetes

“Precisamos parar de culpar os alimentos pelos nossos excessos. O diabético não precisa parar ou cortar de vez algum tipo de alimento, mas encontrar um equilíbrio para viver bem e de forma saudável”, afirma.

0

 

O Ministério da Infraestrutura realiza palestras com frequência a respeito de temas que falem sobre a saúde física e mental de seus servidores.

“Por conta da pandemia, estávamos realizando esses encontros on-line, mas, agora, retomamos a programação”, explica a chefe de serviços médicos da pasta, Patrícia Gabriela. 

De acordo com a servidora, a previsão é de que os encontros aconteçam mensalmente no próximo ano.

“Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, então, é importante abordar temas que possam proporcionar uma melhor qualidade de vida para os nossos servidores”, completa Patrícia.

Diabetes

A diabetes afeta 10,5% da população mundial. No Brasil, 16 milhões de brasileiros têm a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia influenciou a piora no cenário dessa patologia no mundo, com um aumento expressivo de casos.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, houve um aumento de 16% na incidência da doença em adultos (entre 20 a 79 anos) em todo o mundo apenas em 2021. Em 2019, 463 milhões de adultos tinham diabetes, número que saltou para 537 milhões este ano.

Nerylson Lima da Silva

O subsecretário da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Minfra, Nerylson Lima da Silva, também aproveitou a oportunidade para falar da preocupação da pasta com a saúde de seus servidores e se comprometeu a apoiar e motivar aqueles que estiverem dispostos a mudar de vida.

O mês escolhido para ser dedicado à prevenção a doença se dá por dois fatores: trata-se do mês do centenário da criação da insulina, que salva milhares de vidas diariamente. Além disso, 14 de novembro é considerado o Dia Mundial da Diabetes.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias