metropoles.com

Como sobreviver a ceia (e porre) do Ano-Novo sem engordar

No fim do ano, comportamento é comum, mas nutricionista condena a prática

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Smiling people holding sparklers
1 de 1 Smiling people holding sparklers - Foto: Getty Images

Peru, chester, tender, farofa e arroz com uvas-passas (ou sem elas, se é do tipo que as odeia). Quem acha que o Natal levou com ele as aguardadas receitas festivas não contou com o banquete de Réveillon – que, muitas vezes, vem acompanhado de bebida alcóolica. Em menos de 24h, as mesas brasileiras serão novamente preenchidas com toda sorte de combinações.

Cientes da orgia gastronômica (e etílica) que virá pela frente, muitas pessoas aderem, sem qualquer recomendação médica, a compensações nutricionais. Há, por exemplo, quem passe o dia inteiro em jejum, acreditando que, ao final, os dígitos da balança não subirão.

Ao Metrópoles, a nutricionista Gabriella Alves Ferrari explica porque esse tipo de pensamento deve ser deixado para trás. “Não há garantia de compensação. Nosso organismo é muito sábio e, se há uma mudança radical e, depois, a retomada do consumo indiscriminado, ele irá armazenar tudo que for possível após esse jejum. Ou seja, a ‘reserva calórica’ vai, na verdade, estimular a produção de gordura”, ensina.

“A realização de jejum para se obter resultados metabólicos positivos deve ser recomendada e acompanhada por nutricionista. Realizar jejum indiscriminadamente, sem que haja intenção de mantê-lo com devido acompanhamento, irá causar um stress metabólico desnecessário”, defende.

“Além disso, como já dizia um endocrinologista que admiro muito, o que engorda não é o que comemos entre Natal e Ano-Novo, mas entre Ano-Novo e o Natal”, completa. “O cuidado e preocupação com o excesso de consumo alimentar deve ser uma constante, não apenas nos períodos de festas”, salienta a profissional.

Emagrecer com saúde

Confira as dicas para manter o organismo saudável, mesmo em dias de excessos:

1 – Prepare-se antes da ceia com uma alimentação leve e alto consumo de água durante o dia;

2 – Antes do início das festas, consuma uma salada ou um suco com bastante fibras. Isso irá auxiliar na saciedade e evitará que você consuma mais do que o necessário durante a ceia;

3 – No dia seguinte, comece o dia com um suco também. Bata uma fruta com folhas e grãos. Faça seu suco detox preferido e ajude seu corpo a se recuperar dos excessos.

4 – Lembre-se de hidratar e beber bastante líquidos.

Compartilhar notícia