Adeus, calor: 3 receitas de águas saborizadas que hidratam e emagrecem

Seca de Brasília pede bebidas refrescantes. Fáceis de fazer, águas saborizadas também ajudam a perder medidas

UnsplashUnsplash

atualizado 12/09/2019 21:24

Há mais de 100 dias sem chuvas, o brasiliense sofre com os efeitos da seca. Com umidade relativa  a 8%, estado crítico para a saúde, a recomendação dos médicos é categórica: beba água. E se, além de refrescar, ela ganhasse um upgrade que ajuda a perder peso?

A pedido do Metrópoles, a nutricionista Gabriella Alves ensina a receita de três águas saborizadas que auxiliam na perda de peso. A primeira delas é a de gengibre, “um poderoso termogênico e um potente aliado contra náuseas”, comenta.

Unsplash
Ingredientes como limão e canela são parceiros da boa forma

Assim como ele, a canela também acelera o metabolismo. “Junto à água gelada, auxilia na hidratação e no frescor que o período de seca demanda, mas sem deixar de estimular o organismo”, diz  a especialista.

Por fim, a conhecida água com limão. “O limão é uma fruta super-refrescante, e a água saborizada com essa fruta não só deixa o corpo hidratado, mas fornece vitamina C para deixar o sistema imunológico forte na seca”, recomenda Gabriella.

Água de gengibre

Rale o gengibre no ralador grosso ou corte-o em pedaços pequenos. Coloque-o imerso em água e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos antes de beber. Se quiser mais eficácia, acrescente a água fervente e deixe abafado por 10 minutos. Depois, leve ao refrigerador para esfriar. A medida ideal é a de 1 colher de sopa de gengibre cortado para dois litros de água.

Água de canela

A canela é um dos termogênicos mais potentes da alimentação. Por esse motivo, é contraindicada durante a gestação, pois pode causar parto prematuro e até aborto.  Acrescente 1 canela em pau para cada litro de água e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos antes de consumir.

Água de limão

Corte o limão em fatias finas. Coloque-o em 1 litro de água e deixe descansar por 30 minutos antes de beber. Se quiser, pode macerar o limão para liberar mais o sabor. Pode, também, acrescentar manjericão ou hortelã para deixar ainda mais refrescante. O gengibre pode ser utilizado nessa mesma água.