Como preparar o filho mais velho para a chegada do irmão caçula

Além dos pais se prepararem para receber a nova criança, os filhos mais velhos também precisa estar prontos para recebê-la

atualizado 22/09/2021 11:46

Irmãos, ciúmesiStuck

A chegada do segundo filho é sempre um momento delicado na vida da família. Não apenas pelo fato de, em breve, terem duas crianças para os pais tomarem conta. Muitas vezes, quando o mais velho já dorme bem e até desfraldou, é preciso se preparar para a rotina de madrugadas em claro e cuidados intensos que vai recomeçar. Mas, principalmente, porque o primogênito está acostumado a ser a única criança da casa e a receber toda a atenção. Será uma mudança enorme para ele e é natural que o ciúmes apareça.

É comum que hajam alterações de comportamento do seu filho: se ele era uma criança calma, pode ficar irritada, birrenta e chorona. Pode tentar fazer de tudo para chamar sua atenção, inclusive regredir o comportamento – não é raro voltar a pedir chupeta, fazer xixi na calça ou falar como bebê. Nada mais é do que a demonstração de insegurança e será preciso muita paciência e amor para ele entender que não perderá seu lugar na casa e no coração dos pais.

Quando contar que ele não será mais filho único?

O ideal é fazer isso o quanto antes, para que ele possa se sentir incluído na felicidade da família. Mesmo porque ele pode ver que você está enjoando ou passando mal e ficar preocupado. Assim, não espere muito, não vai ser legal que ele descubra por acaso, ouvindo alguma conversa – claro, se você ainda quer manter segredo para a maioria das pessoas, talvez seja o caso de esperar um pouco, afinal, crianças não são boas de guardar segredo, não é?

Continue lendo no portal BabyHome, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias