metropoles.com

Cinco ingredientes para substituir o açúcar na dieta dos pequenos

O consumo excessivo de açúcar é perigoso, sobretudo por crianças. Saiba como substituir o ingrediente industrializado por opções saudáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Jelleke Vanooteghem/Unplash
Conheça ingredientes para substituir o açúcar na dieta do bebê
1 de 1 Conheça ingredientes para substituir o açúcar na dieta do bebê - Foto: Jelleke Vanooteghem/Unplash

Muitas mães se preocupam com o consumo demasiado de açúcar por parte das crianças. Mas, na infância, quando a maioria dos alimentos são oferecidos aos pequenos por meio dos pais, é possível controlar o excesso substituindo o açúcar industrializado por ingredientes mais saudáveis.

Lembrando que, na hipótese de a criança ser diabética, é necessário consultar um médico. Há adoçantes que, apesar de naturais, possuem outras substâncias, como a frutose, que podem prejudicar a condição.

Água de coco

Se você estiver procurando uma opção saudável para adoçar sucos, misture água de coco na bebida na hora de bater. Prefira a versão natural à industrializada, que geralmente contém conservantes.

Fonte de vitaminas e minerais, o líquido ainda tem a vantagem de ser super-refrescante. Uma alternativa legal e prática é fazer cubinhos de gelo com água de coco. Daí, quando quiser tomar um refresco, é só bater a mistura no liquidificador.

Purê de maçã

Apesar de se tratar de uma fruta, o purê de maçã não altera o sabor dos alimentos. Ele pode ser incorporado em bolos e cupcakes no lugar do açúcar. Vale lembrar que a maçã é uma aliada contra a diabetes, pois é rica em pectina, fibra que ajuda no controle da glicemia. Também concentra vitaminas B, C e E. É uma verdadeira amiga da saúde. Para fazer o purê, basta cozinhar as maçãs com água em fogo baixo e mexer até obter consistência cremosa. Em receitas que levem o ingrediente, só tenha o cuidado de aumentar um pouco o tempo de cozimento.

Leite de amêndoas

O leite de amêndoas não é dos mais doces, mas dá um toque adocicado às receitas. O ideal é prepará-lo em casa. Entre os benefícios, está o auxílio ao desenvolvimento da saúde dos ossos, por ser rico em cálcio, fósforo e magnésio.

Mel

Doce por natureza, o mel é composto por frutose e glicose, e ainda contém minerais, vitaminas do complexo B e antioxidantes. O ingrediente também tem propriedades anti-inflamatória e imunoestimulante. Para colocá-lo em receitas no lugar do ingrediente tradicionalmente usado para adoçar, use cerca de 25% a menos do que a quantidade indicada de açúcar e diminua o tempo de forno em cerca de 15° C, porque queima mais rápido.

Veja mais uma opção no blog Mil Dicas de Mãe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?