metropoles.com

Espanhola pinta estrias em corpos de mulheres e as transforma em arte

Zinteta, como é chamada on-line, quer eliminar os estigmas que cercam o corpo feminino

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Estrias pós-parto e o Body Positivity
1 de 1 Estrias pós-parto e o Body Positivity - Foto: iStock

Linhas em tons coloridos dominam a imagem e seguem a pele que tem marcas de estria. Zinteta, uma artista espanhola, tenta normalizar o corpo feminino através da sua arte. Nela, a jovem de 21 anos encara o corpo feminino como algo natural.

Ela pinta as estrias, grande fonte de insegurança feminina, em corpos de mulheres não só para embelezar a área, mas para que aquilo não seja visto como um defeito. O que antes era um erro, de repente, vira arte na visão de Zinteta.

Obsérvalas, léelas, descúbrelas y ámalas. Estrías ??❤️?? Des de bien pequeñitxs nos hacen odiar todo aquello que tenemos en nuestro cuerpo e intentan constantemente que eliminemos todo aquello que para ellos no es normal: las manchas, las pecas, los pelos, y un sinfín de cosas más, y… las estrías. Las estrías son aquellas marcas que muchxs de nosotrxs tenemos en la piel. Me pasé años odiándolas e intentando encontrar una manera de eliminarlas, hasta que me dí cuenta que si no las aceptaba no me estaba aceptando a mi misma. Hace unos pocos años que he empezado a trabajar el amor propio y a aceptar y ver todo lo que hay en mi cuerpo. Aceptar todo esto es aceptar tus raíces, tu historia, todo lo que hay en él y, al fin y al cabo, aceptarte a ti misma. Las estrías son parte de nuestra esencia, nuestros momentos, de nuestras vidas, de nuestras historias y de nosotrxs. Son tan bellas que no se como a veces consiguen que las odiemos. Observarlas es terapéutico. No dejas que se metan con todo lo que tienes y todo lo que eres. Quererse es un acto revolucionario.

Uma publicação compartilhada por ¿ Cinta Tort Cartró (@zinteta) em

“Tudo começou como uma forma de expressão, mas se tornou um comentário social sobre a cultura dominada por homens na qual vivemos”, disse Zinteta ao Yahoo. Cinta Tort Cartró é o nome verdadeiro desse fenômeno do Instagram, que já conta com quase 30 mil seguidores.

Além das estrias, a artista traz uma espécie de releitura da menstruação. Tintas coloridas e efeitos arco-íris estampam as imagens de calcinhas, absorventes e pele. Essa coleção se chama “Mancho y no me doy asco”, algo como “me mancho e não me enojo” em português.

#manchoynomedoyasco (Més respecte, si us plau)

Uma publicação compartilhada por ¿ Cinta Tort Cartró (@zinteta) em

Ainda na entrevista ao site Yahoo, Zinteta reforça a necessidade que sente de fazer peças de forma inclusiva. “É importante para mim falar na minha arte que todos são bonitos e que os ‘defeitos’ não são isso. Eles nos fazem únicos”.

 

Compartilhar notícia