Vídeo: casa de 139 anos é transportada para novo endereço nos EUA

O imóvel no estilo vitoriano foi inteiramente carregado pelo trajeto de seis quarteirões em um carrinho. Veja a movimentação

atualizado 23/02/2021 13:14

Reprodução/Twitter

Imagine estar caminhando na rua e dar de cara com uma casa inteira sendo transportada pelos quarteirões sobre trilhos e fios de aço. Essa foi a imagem que moradores da cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, viram na Franklin Street. No domingo (21/2), uma casa localizada há 139 anos no número 807 da rua mudou de endereço.

Ao nascer do sol, a mansão de dois andares no estilo vitoriano — com seis quartos e três banheiros — foi puxada por um caminhão a uma velocidade máxima de 1,61 km por hora. Pessoas curiosas com a cena que passavam por ali se alinharam nas calçadas para assistir à mudança, que passou por seis quarteirões até o novo endereço — no número 635 da rua Fulton Street. As informações são do jornal San Francisco Chronicle.

Durante o trajeto, alguns parquímetros, luzes de rua e cabos de energia precisaram ser removidos, e muitas árvores também tiveram galhos cortados. A troca de endereço foi arquitetada desde 2019 pelo proprietário do imóvel, o corretor Tim Brown, e custou cerca de US$ 400 mil (aproximadamente R$ 2,15 milhões) em taxas e custos de mudança.

O responsável pelo transporte da casa, Phil Joy, disse ao San Francisco Chronicle que precisou obter autorizações de 15 agências municipais antes de colocar o trabalho em prática.

“Olhe para isso. É histórico. Madeira original. Você não pode mais obter madeira assim”, exaltou o transportador sobre a casa, ao concluir que valeu a pena passar por toda a burocracia e planejamento necessários para concluir a mudança.

Veja os vídeos:

Joy ressaltou que a parte mais desafiadora do transporte foi a primeira parte do trajeto, que envolve uma descida. “Isso é sempre difícil para uma casa”, disse.

Com a mudança bem-sucedida, o antigo endereço do imóvel deve se tornar um prédio com oito andares e 48 apartamentos residenciais.

Últimas notícias