Reforma transforma apartamento de 40 m² em oásis particular

Projeto compacto valoriza móveis funcionais e aconchego da madeira

atualizado 12/06/2020 16:32

reforma de apartamento pequenoLuis Gomes/Cortesia

Pequeno notável. Essa é uma boa maneira de descrever este apartamento de 40 m² em São Paulo. Projetado para uma família maranhense que passa temporadas na capital paulista por motivos de trabalho e estudo, o lar segue o estilo contemporâneo e se destaca por apresentar soluções inteligentes para a falta de espaço.

Para atender ao pedido da família de ter uma suíte, por exemplo, a arquiteta à frente da reforma, Pati Cillo, ajustou a planta original do apê e integrou cozinha e lavanderia. Assim, ganhou área para a criação de um banheiro acoplado ao quarto.

apartamento de 40 m²
A cozinha e a lavanderia do apartamento são integradas

Nessa mudança arquitetônica, a profissional revela que o maior desafio foi esconder a passagem da tubulação do novo banheiro. “A solução foi criar uma base abaixo do móvel da televisão e do caixilho da sala para a passagem dos tubos”, declara Pati.

Para a decoração, a arquiteta apostou no estilo contemporâneo e na presença de tons de azul para trazer sensação de aconchego.

Logo na entrada, um aparador faz as vezes de bar e serve de apoio para a mesa de jantar. Aliás, o móvel de quatro lugares, quando não é usado para as refeições, vira bancada de home office para melhor aproveitamento do espaço da casa.

0

Na área de estar, o contraponto do brick aplicado na parede, que remete ao efeito de tijolo branco, promove delicadeza e contrasta com o tom azulado da parede que recebe a tevê. A área em conceito aberto ainda abriga um sofá de dois lugares que, à noite, pode servir como cama para convidados.

O desafiador banheiro seguiu o mesmo mood sereno do restante do apartamento, e tem como ponto de destaque a parede de ladrilho hidráulico em tons de azul e branco.

Últimas notícias