Luminárias de plástico, cimento aparente, porta de vidro de box que se transforma em mesa para escritório. Em tempos de crise, quando falta dinheiro para fazer grandes reformas, a criatividade é palavra de ordem nos projetos de arquitetura. Daniella Rauber e Tatiana Lopes, da Aobá Arquitetura, usaram a imaginação para dar vida nova e funcionalidade a um apartamento de 63m² na Octogonal.
“O morador tem 60 e poucos anos, é engenheiro e artista plástico e, além de apaixonado por arte, possui vários quadros e móveis de design. Ele curte o material no estado bruto, por isso, decidimos manter a base neutra, com cimento e concreto, para dar destaque ao que ele já tinha”, conta Daniella. A ideia era criar um ambiente amplo e integrado, com uma pegada industrial e paredes brancas texturizadas, mas nada muito ousado para o dono do imóvel. Apesar de versátil, o apartamento devia ser uma mistura de clássico com rústico.
Para baratear o projeto, a iluminação é aparente, com peças de plástico, o acabamento nas paredes e teto são rústicos e até uma pia de tanque foi instalada no lavabo, que faz, às vezes, de área de serviço. “Fazer reforma a custo baixo é sempre um desafio, as pessoas querem intervir muito com pouco dinheiro. A maioria da nossa clientela tem esse perfil”, completa Tatiana.
Como grande parte dos móveis já era do morador, as arquitetas pensaram o projeto com a localização de cada item para dar o destaque devido às peças.
Confira as fotos do projeto:

O tampo da mesa de vidro (à direita) era parte do box do banheiro antes da reforma Haruo Mikami/Divulgação

Uma das principais preocupações das responsáveis pelo projeto era conseguir espaço para colocar a coleção de arte do moradorHaruo Mikami/Divulgação

As arquitetas aproveitaram a disposição do proprietário e apostaram no cimento e concretoHaruo Mikami/Divulgação

Grande parte dos móveis foi reaproveitada de antes da obraHaruo Mikami/Divulgação

Ficar na cozinha não é um forte do morador, mas era preciso separar um cantinho para ele preparar o clássico chimarrãoHaruo Mikami/Divulgação

As pastilhas, ainda que em tons neutros, aparecem para dar um toque de cor ao ambienteHaruo Mikami/Divulgação

Os ambientes são amplos e integrados: o proprietário só queria privacidade no quartoHaruo Mikami/Divulgação

Alguns móveis clássicos do design faziam parte da coleção originalHaruo Mikami/Divulgação

Os tons neutros seguem no banheiroHaruo Mikami/Divulgação

O quarto, simples, conta com cama e armário a pedido do morador, que só usa o espaço para dormirHaruo Mikami/Divulgação

As paredes texturizadas foram escolhidas para dar destaque aos quadrosHaruo Mikami/Divulgação

Há também um pequeno espaço para um barHaruo Mikami/Divulgação

A pia do lavabo é, na verdade, de tanque e também faz, às vezes, de área de serviçoHaruo Mikami/Divulgação