*

Pensando em como a forma de consumo e a relação empresa/cliente tem mudado, a gigante sueca Ikea está testando um novo serviço de aluguel de móveis baseado em assinaturas.

De acordo com informações do site digiday.com, a gigante sueca especializada na venda de móveis a preços acessiveis alugará itens por um período de tempo pré-determinado e, após esse período, os produtos serão renovados para reutilização.

Embora os preços ainda não tenham sido divulgados — o serviço começará a ser testado na Suíça no fim deste mês –, a empresa pretende criar uma relação de fidelidade com os clientes, gerar um comércio mais sustentável e se tornar mais atraente para os jovens, que cada vez mais procuram por esse tipo de serviço.

De acordo com uma pesquisa de 2017 feita pela Euromonitor, 37.5% dos millennials nos Estados Unidos usam algum tipo de serviço baseado em assinaturas, desses, 20% na área de móveis e decoração para a casa. “O mercado está tentando se reinventar para se conectar com uma geração mais jovem de clientes, que adotam a abordagem ‘testar e aprender’, em vez de encarar startups”, afirmou Hanna Hayes, analista de varejo de objetos para a casa da Kantar Consulting.