Decorar um apartamento para recém-casados pode ser um desafio. Cada um deseja um estilo, normalmente oposto, e é complicado comportar todas as vontades em apenas um imóvel. Foi exatamente o que fizeram as arquitetas Flávia Nasr e Laísa Carpaneda, da Carpaneda&Nasr Arquitetos Associados, ao projetar o lar de um jovem casal na Asa Norte. “Ele queria um aspecto mais frio e contemporâneo, e ela, algo mais rústico e aconchegante. Nossa missão foi encontrar um equilíbrio”, conta Laísa.
Para agradar gregos e troianos, as arquitetas optaram por revestimentos em tons claros, criando uma base neutra e minimalista que contrastasse com a madeira do mobiliário e marcenaria. “Escolhemos o dourado para alguns elementos decorativos e o verde para os vasos e arranjos – ambos com a função de dar dinamismo ao observador, fazendo-o percorrer todo o espaço rapidamente com o olhar”, explicam as responsáveis pelo projeto.
São poucos adornos e texturas pelo apartamento, para invocar o minimalismo. A madeira, presente no mobiliário e no painel da sala, torna o ambiente mais confortável. O painel, inclusive, chama bastante atenção e foi um dos pontos desafiadores para as arquitetas.
Os clientes não queriam mexer na cozinha nem na parede diagonal que divide os ambientes. A solução foi cobrir a parede e o teto com madeira ripada para demarcar o local da mesa de jantar e esconder a porta de acesso à cozinha. “O painel cria uma atmosfera intimista e aconchegante”, completa Laísa.
Outro atrativo do imóvel é o mobiliário. Cheio de objetos assinados por designers brasileiros importantes, o apartamento acaba ganhando em história e conforto. “A escolha do mobiliário foi um dos pontos altos do projeto. Com linhas elegantes, simplicidade e conforto, os móveis trazem o equilíbrio e o aconchego necessários para a linguagem minimalista do espaço”, afirmam.
O apartamento é grande: são 255m² com direito a quatro suítes e home theater. No quarto do casal, o projeto apostou em cores claras e usou a iluminação para dar destaque a detalhes.
Veja mais imagens:

Para harmonizar os dois desejos do casal, de ter um ambiente clean e confortável ao mesmo tempo, as arquitetas optaram pelo uso da madeira no mobiliário e no painelHaruo Mikami/Divulgação

Os tons são, em geral, neutros para dar amplitude ao olhar do visitanteHaruo Mikami/Divulgação

As poucas texturas (clássicas do minimalismo) aparecem pontualmente, também em tons clarosHaruo Mikami/Divulgação

As arquitetas optaram por usar peças de mobiliário contemporâneo para dar equilíbrio ao projetoHaruo Mikami/Divulgação

O painel foi uma boa saída para esconder a porta da cozinha e delimitar a área de jantarHaruo Mikami/Divulgação

Fiéis aos preceitos do minimalismo, Laísa e Flávia optaram por poucos adornos no projetoHaruo Mikami/Divulgação

O dourado, quente, aparece pontualmente em todo o projeto como ponto focalHaruo Mikami/Divulgação

O escritório do casal fica leve com a mesa de vidro e a iluminação natural Haruo Mikami/Divulgação

Elegante, o uso de preto e branco no banheiro torna o projeto clássico e contemporâneo ao mesmo tempoHaruo Mikami/Divulgação

O quarto do casal conta com um pouco mais de textura, mas segue o tema neutroHaruo Mikami/Divulgação

Detalhe da mesa de cabeceiraHaruo Mikami/Divulgação

O home theater seguiu a mesma pegada de tons neutros para conversar com o resto da casaHaruo Mikami/Divulgação

Detalhe do home theaterHaruo Mikami/Divulgação