metropoles.com

Sul-africana conta como foi parar em anúncios bizarros pelo mundo

Shubnum Khan participou de um ensaio fotográfico e, após ter assinado contrato sem ler, autorizou uso de sua imagem para fins diversos

atualizado

Compartilhar notícia

Istock
Concept of fear, shame, domestic violence.
1 de 1 Concept of fear, shame, domestic violence. - Foto: Istock

A artista e escritora sul-africana Shubnum Khan já teve seu rosto estampado em propagandas de tapetes em Nova York, promoveu a sedação dental no Camboja, defendeu a imigração no Canadá e apareceu em anúncios de sites de namoro na França, bem como em propaganda do McDonald’s da China. Uma mulher de muitas paixões e interesses diversos, certo? Não exatamente.

O motivo de ter aparecido em tantos anúncios bizarros ao redor do mundo remete aos tempos de faculdade. Quando estudava na Universidade de Durban, um fotógrafo profissional ofereceu para Khan e seus amigos uma sessão de fotos gratuita para um projeto chamado 100 Faces Shoot (100 fotos de rostos).

“Eu e meus amigos ficamos bastante animados. Nós assinamos um documento de autorização, mas eu não li as letras miúdas”, Khan relatou em seu Twitter. Tal parte do contrato era justamente a que dava autorização ao fotógrafo de usar sua imagem de formas diversas.

Embora Khan tenha levado na esportiva o episódio, ela reconhece os perigos de ter seu rosto usado de forma indiscriminada. “Algumas dessas propagandas são hilárias e eu ainda acho graça quando pessoas falam que me viram em algum anúncio aleatório sobre implantes dentais enquanto estavam no metrô em Nova York. Porém, agora que eu sou mais velha, mais assertiva e tenho mais conhecimento sobre tais dinâmicas de poder, consigo ver com fomos todos usados”.

Khan afirma ter entrado em contato com o responsável original pelas imagens e ele concordou em se livrar delas, porém, fotos que já foram compradas ainda podem fazer a sul-africana aparecer por aí.

“Seja inteligente. Seja consciente. Não entre em situações estranhas. Eu tenho certeza que poderia ter lucrado com isso, porém, em vez disso, eu estou aqui promovendo creme contra acne enquanto outros estão ganhando dinheiro em cima de mim”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?