metropoles.com

Soneca pós-sexo? Estudos indicam que a prática faz bem

Especialista explica que atividade sexual libera hormônios responsáveis por uma intensa sensação de relaxamento

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
couple hugging and sleeping together in bed
1 de 1 couple hugging and sleeping together in bed - Foto: iStock

Após a atividade sexual é comum, em especial os homens, sentir sono. A boa notícia é que a prática pode ajudar a ter noites ainda melhores. Segundo um estudo da Universidade Central Queensland, na Austrália, manter relação sexual antes de deitar pode proporcionar um sono relaxante. No levantamento divulgado pela instituição, cerca de 64% dos participantes relataram dormir melhor depois de fazerem sexo e atingirem o orgasmo.

A diferença está no processo de relaxamento do corpo. Nas mulheres, o orgasmo eleva os níveis de estrogênio, melhorando o sono REM – estágio profundo e restaurador, no qual ocorrem os sonhos.

Nos homens, o orgasmo é responsável por liberar uma substância chamada prolactina, associada à qualidade do sono, permitindo que a pessoa tenha uma noite mais revigorante.

De acordo com a especialista do sono Renata Federighi, cochilar após a atividade sexual proporciona benefícios também ao casal. “Após o ato, ambos ficam mais relaxados, o que contribui para uma boa noite de sono e faz com que o organismo recupere a energia gasta durante a relação”, explica.

Dormir de conchinha também traz vantagens. A postura diminui o nível de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse. A razão, segundo pesquisas, é que na “conchinha”, as pessoas se sentem mais seguras e o corpo não vê a necessidade dessa substância”, completa a especialista.

Compartilhar notícia