Por que o estilo de vida hygge virou a grande tendência durante a pandemia

Youtuber explica detalhes sobre o hygge, estilo de vida nórdico que une conforto com minimalismo

Apreciar as coisas simples e sutis da vida, com ênfase no aconchego e convívio confortável, além de prezar sentimentos de bem-estar e satisfação. Todos esses comportamentos fazem parte do hygge. A palavra designa uma vertente de estilo de vida comum, sobretudo, nos países nórdicos. O termo, que bombou entre 2015 e 2017, voltou a ganhar destaque, sobretudo após o começo da pandemia de coronavírus. De acordo com o Google Trends, o assunto foi pesquisado com afinco em pelo menos 12 estados do Brasil nos últimos três meses.

Embora não seja tão popular no país, criadores de conteúdo relacionados ao minimalismo tratam de alguns dos tópicos do hygge. É o caso da youtuber Ana Bochi, de 24 anos, de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ana conta que aplica o hygge no dia a dia, com a criação de espaços acolhedores em casa, alimentação balanceada e hábitos de autocuidado.

“Tento deixar a minha casa o mais aconchegante e confortável possível, porque é onde eu passo mais tempo, seja trabalhando, seja descansando, e preciso me sentir bem e em paz”, afirma.

No YouTube, ela acumula mais de 708 mil inscritos, com vídeos que contam sobre sua vida pessoal e como implementa o minimalismo e a economia em sua rotina. O conteúdo do canal é produzido por ela em parceria com o marido. “Busco ajudar as pessoas a entenderem o consumismo e o valor que o dinheiro tem, tudo que é possível conquistar se economizar e saber o que realmente importa”, salienta.

Antes de falar sobre estilo de vida e dinheiro no canal, a youtuber focava em maquiagem, assunto que, no entanto, não deu muito certo. “O primeiro contato que tive com minimalismo aconteceu quando eu estava buscando formas de economizar, porque eu era uma pessoa que gostava muito de consumir. Vi um documentário que mudou a minha visão. Depois de pesquisar bastante, comecei a passar o que sabia para os inscritos”, relata.

1/3
Ana conta que tenta deixa a casa o mais aconchegante e confortável, hábito comum no estilo de vida hygge
O conteúdo do canal é produzido por ela e o marido
Hygge designa vertente de estilo de vida comum, sobretudo, nos países nórdicos, como a Noruega e a Dinamarca
Na estante

Além de youtuber, Ana lançou-se recentemente como escritora. O livro de estreia chama-se Realize Sonhos Gastando Pouco e tem o lançamento previsto para este sábado (14/8). A pré-venda está disponível desde a última semana de julho. Ela antecipa que a obra é dividida em categorias, como casa, roupas, cosméticos, dinheiro, entre outras.

“O livro conta um pouco da minha história e o que me levou a seguir o minimalismo, com dicas práticas”, assegura. “Sempre foi um sonho, sempre gostei muito de ler. Mas, sinceramente, não achava que era possível. Para mim, só os mais famosos conseguiam publicar algo, então, ver o livro pronto é uma grande conquista.”