metropoles.com

Pandemia te deixou com medo de encontrar gente? Talvez você esteja com FOMU

A quarentena pode ter dado fim ao FOMO, mas desencadeou um novo fenômeno comportamental: o FOMU, ou receio de encontrar amigos pessoalmente

atualizado

Compartilhar notícia

martin-dm/Getty Images
medo fomu
1 de 1 medo fomu - Foto: martin-dm/Getty Images

O FOMO, sigla para Fear of Missing Out (medo de estar perdendo algo, em tradução do inglês), caiu por terra em tempos de quarentena, em que bares e cinemas estão fechados e o ápice da diversão semanal é ir ao mercado repor mantimentos. Porém, outro fenômeno “deu as caras” nesse período de confinamento, especialmente agora, com a flexibilização das medidas de isolamento social: o Fear of Metting Up (FOMU), que representa o receio de voltar a encontrar amigos, familiares ou contatinhos pessoalmente.

O termo foi criado pelo aplicativo de paquera Badoo após uma pesquisa com cerca de mil britânicos com idades entre 18 e 65 anos. O estudo apontou que três em cada cinco entrevistados (60%, mais precisamente) têm medo de voltar a sair na vida real, devido à preocupação de pegar ou espalhar a Covid -19. Esse receio, segundo o levantamento, tem provocado ansiedade social e aprisionando os relacionamentos nas redes sociais.

0

Juntamente com o FOMU, os entrevistados disseram que estão relutantes em voltar a namorar na vida real por terem, nesses longos meses de confinamento, aprendido a gostar de se relacionar virtualmente. Para eles, a maior vantagem de namorar a distância é poder ter trocas sociais sem precisar gastar dinheiro ou viajar.

Em entrevista ao tabloide inglês Metro, Persia Lawson, especialista em namoro e coach de relacionamento, ofereceu dicas para superar o FOMU no mundo dos relacionamentos amorosos. De acordo com a especialista, a chave para solucionar esse problema, como tantos outros comportamentais, é a comunicação.

Dicas para contornar a situação

  • Planeje sua data de encontro com antecedência, de preferência em um parque;
  • Fale sobre seus medos. Seu parceiro pode estar sentindo o mesmo que você;
  • Não apresse seu retorno para a vida normal. Respeite o seu ritmo;
  • Escolha alternativas de baixo custo. Ter encontros “cara a cara” não necessariamente deve significar uma quebra no seu orçamento.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?