Ócio criativo: o guia perfeito para ocupar o tempo livre no feriadão

Deixe a caixa de entrada lotar, o celular em modo avião, os óculos de grau na caixinha. É hora de aproveitar 24h a mais para procrastinar, ou seguir as dicas para deixar seu ócio 100% criativo

O fim de semana é prolongado. Todos estão autorizados a procrastinar por mais (quase) dois dias inteiros. As costas cansadas, os pés e as mãos inchadas e a cabeça cheia já podem se guardar para mais dias de descanso — todos merecem.

Mas, para o seu ócio ser bem aproveitado, vamos ajudar. Montamos o guia perfeito da procrastinação, afinal de contas com mais um dia de feriado está autorizado a deixar de ladinho aquele relatório gigantesco, a edição daquelas fotos ou vídeo, a edição de texto, a caixa de entrada lotada, o telefone com mais de 10 ligações perdidas, o óculos de grau que auxilia a leitura.

No lugar, por que não aprender a fotografar, montar um toy art ou preencher um livro de ligar os pontos?

  • Fotografia

Quer aprender a — finalmente — fotografar com algum conhecimento? O site “Dicas de Fotografia” já começa ajudando e abrindo portas para sua curiosidade te levar a outros níveis. Logo que se acessa a página inicial do site, eles auxiliam o leitor na escolha da câmera. Já tem uma? Maravilha, partimos para as dicas.

Essas dicas vão desde tabela de preços até cursos oferecidos. Instruções sobre o uso de acessórios, iluminação para fotos diurnas e noturnas, para fotos em movimento, filtro, “luz de recorte”, blur, foco, flashs, foque, desfoque, nitidez, filtro polarizado e por aí vai. Ou seja, muito do que é necessário pode ser aprendido em algumas horinhas – e bastante dedicação. Reserve seu ócio a mais uma habilidade: a fotográfica.

  • Paper Toy
Elenco de Game of Thrones feito de paper toy

Ok, digamos que a fotografia não é sua praia. Suas habilidades são mais manuais, mas não consegue desenhar. Gosta de recorte e colagem? Pronto. Aqui vai outra dica: paper toy. Já ouviu falar desse brinquedo feito de papel? Procure seus personagens preferidos e os monte completamente sozinho.

Quer ter uma coleção pessoal de Star Wars feita por suas mãos, por exemplo, usando somente o poder jedi de sua impressora e nada mais? É bem possível. O site Paper Toys (em inglês) conta com tópicos e coleções surpreendentes, que vão desde personagens até monumentos gigantescos – gigantescos mesmo, como a muralha da China. Encontre o seu preferido e vá se divertir um pouco.

  • Cursos e workshops virtuais
    Está com cansaço físico mas ainda com disposição mental? Invista seu tempo em um aprendizado novo, como editar vídeos. O curso oferecido pelo site BEVED dura até cinco horas, é ministrado pelo editor Anderson Gaveta e mostra os quatro estágios da edição: decoupagem, corte, pó-produção e som. Infelizmente este não é gratuito, o investimento é de R$ 229. Saiba mais no site.

Outros assuntos interessantes podem ser aprendidos em um outro site de educação virtual, o EduK. O portal explora assuntos que vão desde a gastronomia até odontologia, passando por moda, beleza, fotografia, artesanato e negócios. Algumas aulas são ministradas ao vivo, já outras levam um pouco mais de tempo. Os usuários contam com uma semana de experiência gratuita, daí em diante cada tópico exige um investimento.

Outro website com assuntos mais acadêmicos – e com aulas gratuitas – é o Veduca. O site conta com um acervo de mais de 200 cursos de universidades ao redor do mundo. Os tópicos são, em sua maioria, ministrados em outra língua. Bom para treinar aquelas aulas de inglês feitas no passado e deixadas de lado, que tal?

  • Doce para que te quero?
    A youtuber Danielle Noce mostra em seu canal no YouTube tudo que muita gente ama: doce, doce, doce e mais doce. Dona do site “I could kill for a dessert”, assistir à vlogger vale a pena para quem quiser fazer aquela sobremesa diferente, mas ainda assim simples. No site oficial de Danielle, pode-se encontrar receitas, segredos sobre culinária e vídeos tanto da produção de sobremesas como da vida da youtuber.

A dica aqui é: viaje um pouco pelo canal de confeitaria dela e se delicie. Se a vontade for muita, reproduzir a receita vai ser fácil. Se não, vale a pena só para babar um pouquinho e observar.

  • Ligue os pontos
    Já falamos sobre os livros de colorir temáticos, que vão da moda a séries de TV e filmes. Agora vamos mostrar algo mais relaxante ainda, o famoso livro liga pontos. Desta vez, o desafio vai te prender mais. A coleção de Thomas Pavitte “Ligando Os 1000 Pontos” possui livros com paisagens e monumentos famosos ao redor do mundo, animaisobras de arte e personalidades famosas. São sempre 20 desenhos, que vão roubar toda a sua concentração no ponto a ponto. Na Livraria Saraiva, todos estão a R$ 35,10.
1/4
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação