Nu artístico confunde web: símbolo do feminino ou ataque à Igreja?

Projeto da fotógrafa Carol Monteiro repercutiu mal nas redes sociais após internautas confundirem a imagem com o Ostensório, do catolicismo

Reprodução/InstagramReprodução/Instagram

atualizado 19/04/2019 22:09

Nesta sexta-feira da Paixão (19/4/2019), uma imagem vem dividindo internautas. Parte do Projeto Gaia, da fotógrafa Carol Monteiro, a foto mostra mulheres em uma praia usando os corpos nu para formar o que seria o espelho de Vênus, mais conhecido como símbolo do feminino.

O problema é que muitos seguidores da página enxergaram a imagem do Ostensório católico — peça dourada usada para expor a hóstia consagrada, o Santíssimo Sacramento, no altar ou durante as procissões —  e viram na publicação uma tentativa de ataque à Igreja. Em pouco mais de 3 horas, a publicação na página da Mídia Ninja do Instagram ultrapassou as mais de 60 mil curtidas. Entre os milhares de comentários imperou o debate: símbolo do feminino ou ataque de feministas à Igreja Católica.

 

Instagram/Reprodução
De acordo com a artista Carol Monteiro, o projeto foi criado para “expressar toda força, leveza e delicadeza do corpo da mulher a fim de evidenciar a ideia do Sagrado Feminino em uma série fotográfica”.

Mesmo com a descrição da imagem explicando a inspiração para a fotografia, o post não se livrou de críticas. “Coisa mais ridícula que eu já vi! Respeitar a religião alheia é importante, para que se haja respeito mútuo. Fazer uma palhaçada dessa em um dia sagrado para a maioria das pessoas, é um tiro no pé do próprio movimento feminista, que repele pessoas que começam a simpatizar, eu mesma, que estava começando a curtir as coisas, tô saindo fora, ridículo isso!”, comentou uma internauta.

Em contrapartida, muitos saíram em defesa do projeto. “Povo gosta de dar opinião sem nem buscar entender as coisas. Desrespeitar religião não é legal nem para a religião da maioria nem para a religião da minoria. Mas a foto representa o símbolo feminino”, explicou outra.

Últimas notícias